Ultimas Notícias
Página Inicial / DESTAQUE / Casa da Cultura promove 1ª Colônia de Férias

Casa da Cultura promove 1ª Colônia de Férias

A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) deixou, neste mês de julho, de ser apenas um local de estudos e pesquisas. Agora, também é um espaço de diversão da criançada, graças a um projeto idealizado pelos funcionários da Brinquedoteca e aprovado pela presidente da instituição, Vanda Américo Gomes: a 1ª Colônia de Férias da FCCM.

Vanda diz que abraçou a ideia imediatamente, primeiramente com um número pequeno de crianças, por se tratar de um projeto experimental, mas espera que no ano que vem, já com o conhecimento adquirido agora, possa ampliar o número de participantes.

“As crianças estão gostando muito, o espaço está sendo vivo, museu é vida, a criança tem de começar a interagir com a sua história, com os seus animais, conhecer os bichos, os insetos e querer conviver nesse espaço”, avalia a presidente.

Para ela, é muito importante mostrar que a FCCM não é só um centro de pesquisas, de estudos, mas também da criança, um espaço de lazer, de brincar e de aprender. “Temos um grupo maravilhoso de contação de histórias, um grupo de palhaços, isso estimula a criança a querer ler”, afirma.

Vanda diz que a Casa está com vários projetos e que a FCCM foi aprovada por especialistas do Rio de Janeiro, que estão vindo para Marabá. “A cidade foi sorteada, eles vão fazer a experiência aqui na Casa no segundo semestre. Então a gente vai apoiar as iniciativas na área de pesquisa” anuncia.

“Mas, nessa área [do lazer] a gente tem de crescer nesse espaço com a nossa criançada, A cultura tem de vir de berço, a gente não pode deixar para querer trazer os jovens para a Fundação só no Ensino Médio. Se desde pequeno ele tiver o hábito de conhecer sua história, de conhecer sua cultura, fica muito mais fácil ser uma criança mais responsável com a preservação da sua história” encerra.

Compartilhe: