Ultimas Notícias
Página Inicial / Home / Circuito Nacional do Setor Elétrico ocorrerá em Belém

Circuito Nacional do Setor Elétrico ocorrerá em Belém

O Congresso de dois dias abordará temas que envolvem toda a cadeia do setor elétrico, desde a geração até o consumo

A 28ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE), tradicional congresso itinerante do setor elétrico brasileiro, ocorrerá nos dias 02 e 03 de agosto em Belém. O evento deve levar conhecimento técnico e atualizado para os profissionais da região. Criado em 2010 pela Atitude Editorial, que edita a revista O Setor Elétrico, o CINASE é composto por congresso e área de exposição.  O encontro deve discutir as principais técnicas e tecnologias envolvendo toda a cadeia do setor elétrico, desde a geração até a instalação elétrica final de baixa e média tensão.

O congresso tem a coordenação do engenheiro Jobson Modena, especialista em proteção e aterramento, coordenador da comissão que revisou a recém-publicada ABNT NBR 5419 (SPDA); e do engenheiro José Starosta, especialista em eficiência energética, ex-presidente da Abesco (Associação das Empresas de Conservação de Energia). As palestras serão ministradas por especialistas com experiência comprovada em suas áreas de atuação e seguem um cronograma organizado que parte da geração até chegar às instalações propriamente ditas.

Na edição paraense, o CINASE será iniciado pelos representantes da Celpa, que farão uma ampla e didática apresentação sobre os sistemas de medição por telemetria, que já vêm sendo implantados com sucesso em algumas regiões do Estado. A concessionária também fará uma exposição a respeito da “Conexão Marajó”, o projeto que está conectando as cidades da Ilha do Marajó ao Sistema Interligado Nacional e, com isso, desativando gradativamente as usinas a diesel que operavam na Ilha. Em seguida, haverá uma palestra da Eletronorte para apresentar o panorama da estatal.

O evento ainda contará com a participação do especialista em Energias Renováveis da UFPA, GDAE, João Tavares Pinho. Outro ponto importante desta edição é que ao final de cada bloco de palestras haverá um workshop envolvendo congressistas e palestrantes para que o participante possa testar os conhecimentos adquiridos de forma prática. O encontro também disponibilizará uma ferramenta interativa para auxiliar os participantes, no qual os congressistas poderão fazer perguntas e permitir ações promocionais e network.

PALESTRAS TÉCNICAS – Os demais temas abordarão: especificação de painéis de média tensão e a revisão da ABNT NBR IEC 62271-200; operação, manutenção e ensaios em subestações; qualidade de energia; energia solar fotovoltaica; andamento do processo de revisão da norma de instalações de baixa tensão, a ABNT NBR 5410; impactos da nova NBR IEC 61439-1; segurança do trabalho; e iluminação.

Com o lema “Uma viagem pelas instalações elétricas”, o CINASE tem viajado pelo país levando informações técnicas de qualidade para os profissionais de todas as regiões brasileiras. Neste ano de 2017, o congresso já passou por Goiânia e, além da capital paraense, deve passar por Vitória.