Ultimas Notícias
Página Inicial / Home / Pesquisas inovadoras realizadas no Pará são apresentadas em evento de Ciência em BH

Pesquisas inovadoras realizadas no Pará são apresentadas em evento de Ciência em BH

Inovação é o tema da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Um importante fórum de difusão dos avanços científicos e de debates sobre políticas públicas para a ciência e tecnologia é ralizado até domingo (22/7), em Belo Horizonte (MG). Trata-se da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).  O Pará está presente no evento com pesquisas executadas no Estado pelo Instituto Tecnológico Vale ( ITV). A programação conta com participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é realizada desde 1948.Foto Sesbastian Herrara 

O Instituto Tecnológico Vale contará com um estande exclusivo na Expo&Tec, exposição que compõe o evento, onde apresentará cinco projetos que vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores do instituto nas unidades de Belém (PA) e de Ouro Preto (MG): Preservação da Bacia do Rio Itacaiúnas, Microsensores, Flora de Carajás, Espeleorobô e Redução da Umidade do Minério. Além disso, a área de Ensino do ITV apresentará informações sobre os cursos de mestrado e oportunidades de capacitação profissional.

 

Segundo o diretor-presidente do ITV, Luiz Mello, o evento é uma oportunidade para mostrar porque a inovação é fundamental para a mineração. “A Vale passa por um ciclo no qual se defronta simultaneamente com a queda da produtividade da indústria no Brasil e com a queda da produtividade na indústria da mineração em todo o mundo. A solução para nós virá da inovação. O mundo do conhecimento se mistura com o mundo da inovação, e este último é o que nos dá a inovação e a produtividade”, afirma.

 

O evento é também uma oportunidade de chamar a atenção para a importância da mineração para o desenvolvimento do Brasil. O setor é um dos principais responsáveis pelo saldo positivo da balança comercial brasileira e as perspectivas para essa atividade econômica são otimistas para o futuro próximo.