Ultimas Notícias
Página Inicial / Home / Senar Núcleo Carajás já ministrou cursos para 1.720 pequenos produtores este ano

Senar Núcleo Carajás já ministrou cursos para 1.720 pequenos produtores este ano

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) já ministrou 86 cursos este ano no Núcleo Carajás, formando 1.720 pessoas em atividades rurais e outras com o objetivo de gerar renda. O balanço foi feito ao Zeca News pelo assessor técnico Virgilino Camargo. Ele explica que o Núcleo Carajás é formado por 17 municípios desta região, na área delimitada por Rondon do Pará, Jacundá, São Geraldo do Araguaia, Piçarra e Canaã dos Carajás.

Virgilino explica a capacitação é feita por meio dos sindicatos rurais da região. “São 154 cursos destinados a pequenos, médios e grandes produtores rurais. Entre outros são ofertados, inseminação artificial, operação e manutenção de máquinas agrícolas, horta, piscicultura e até corte e costura para as senhoras”, explica o assessor.

Os sindicatos ou associações de produtores requisitam os cursos ao Núcleo Senar, que envia as solicitações ao órgão estadual e este envia os técnicos para ministrarem o treinamento. “Muita gente diz que o trabalho do Senar é destinado aos grandes produtores, mas, não. Em verdade os maiores beneficiados são os pequenos. Agora, o nosso trabalho não aparece porque, ao contrário da maioria cursos, e o instrutor que vai onde a comunidade está”, detalha Virgilino Camargo.

“O Senar faz cursos para quem precisa aprender”, afirma que, lembrando, por exemplo, que muitos assentamentos recebem os cursos do Senar, pois, são colocados na terra sem assistência técnica alguma. “Então, onde tem aluno, nós levamos o instrutor”, conclui ele.

Maiores informações podem ser obtidas pelo celular (94) 9156-2380.