Ultimas Notícias
Página Inicial / DESTAQUE / Sistema de Integração Agropecuária – 3 lançado na 31ª Expoama

Sistema de Integração Agropecuária – 3 lançado na 31ª Expoama

Na manhã desta quarta-feira (12), aconteceu na sede do Sindicato Rural de Marabá, o lançamento do Sistema de Integração Agropecuário-3 (SIAPEC) 3. O evento contou com a presença do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, do diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Pará, Luiz Pinto, e dos Secretários de Desenvolvimento Agropecuário e da Fazenda do Estado, Giovanni Queiroz e Nilo Noronha.

Segundo a Faepa, o lançamento na Expoama foi propício para divulgar aos produtores rurais as vantagens do sistema em facilitar e agilizar o processo de comercialização dos animais. O SIAPEC é integrado à emissão da Guia de Trânsito Animal, o GTA, da Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural, do recolhimento do DAE (Documento de Arrecadação Estadual) e do boleto referente a contribuição junto ao Fundepec (Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado).

O Pará foi um dos primeiros nove estados brasileiros a implementar o Sistema de Integração Agropecuária (SIAPEC), em 2013. O cadastro no sistema requer o repasse de informações sobre a produção, animais, propriedade, condições sanitárias e transporte de animais vivos.

Também estiveram presentes os deputados Márcio Miranda, presidente da Assembleia Legislativa do Estado e Sidney Rosa; Clésio Santana, superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Pará; Paulo Roberto Corrêa da Silva, superintendente de Desenvolvimento da Amazônia; e Sylvio Magessi, diretor Presidente da SM Soluções para Gestão da Informação – Sistema SIAPEC.