Horário de Verão: economista comenta redução no consumo de energia

     

    Na madrugada deste domingo, 4, os brasileiros deverão adiantar os relógios em 1h/ Foto: Canção Nova/ Daniel Mafra

    O horário de verão começa na madrugada deste domingo, 4, trazendo de volta aquela divergência entre a população com relação à preferência – há quem goste e quem não goste do novo horário. Os relógios deverão ser adiantados em 1h.

    O economista Reginaldo Marcelo explicou sobre a medida e o porquê dos especialistas defenderem o horário como benéfico para a economia. “Especialistas do setor apontam duas observações: redução no consumo direto e não necessidade de se fazer investimentos em novas unidades de geração e distribuição de energia”, frisou.

    Entre a população, os argumentos a favor e contra a medida são baseados no mesmo princípio: a sensação de que o dia tem durabilidade maior. “O dia rende mais, termino o atendimento dos meus pacientes e ainda tenho tempo de fazer mais coisas”, afirmou a fisioterapeuta Nylsemara Freitas. Assim como ela, a jornalista Thalíta Miranda também apontou a demora para anoitecer como um ponto positivo do horário de verão: “É como se o dia rendesse mais. Você chega do trabalho e ainda está claro. Meu psicológico agradece!”

    A estudante Julia Rodrigues elencou a segurança como motivo pelo seu gosto pela medida. Para a jovem, por conta da maior duração da luz solar, se locomover torna-se mais seguro. Para a advogada Marisa Bilard, o sol a mantém animada e motivada: “O sol me dá vontade de viver mais coisas durante o dia”.

    Diferente dos argumentos anteriores, parte da população que é contra a medida elenca pontos negativos como consequências da medida. “Sinto que perco uma hora de sono toda noite. Meu corpo sente de acordar ‘mais cedo’”, argumentou a contadora Isabela Veiga. A design Priscilla Lorena revelou sua dificuldade de adaptação ao novo horário: “Eu fico muito mais cansada. Demoro para acostumar e quando acostumo muda de novo!”.

    Compartilhe:

    Apoiadores do ZecaNews