O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP) realizou o atendimento de 47 adolescentes, que cumprem medida socioeducativa no Centro de Internação de Adolescentes Masculinos (CIAM), no núcleo São Félix, em Marabá (PA). A ação aconteceu nesta quinta-feira, 08/11, disponibilizando os serviços de consulta médica, aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar.
Esta é a quinta vez que a Unidade leva atendimento aos internos do CIAM. Ao todo, mais de 150 adolescentes já foram beneficiados com a parceria entre o HRSP e a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), entidade vinculada ao Governo do Estado, que coordena as políticas estaduais voltadas a adolescentes e jovens que cometem ato infracional.
“Enquanto eles estão fazendo uso contínuo e diário de drogas, não sentem dores no dente, no estômago e na cabeça, nem alucinações. E quando chegam aqui e são privados disso, todas essas dores aparecem e de forma mais latente, porque a característica da privação de liberdade também traz a impaciência e irritabilidade. Então ações como essa são de extrema importância porque a gente consegue dar o acompanhamento necessário e fazer a avaliação com o que é oferecido pelo Regional”, explica a diretora do CIAM, Luciléia Cardoso Cavalcante.
A analista de Humanização do HRSP, Flávia Fernandes, comentou sobre a iniciativa. “Durante a ação, sempre orientamos sobre cuidados que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas. A prevenção de doenças e a adoção de hábitos saudáveis são essenciais para que qualquer um aproveite a vida da melhor maneira. E esse é um compromisso da Pró-Saúde: contribuir para a promoção da saúde na região”, disse.
Atualmente, o CIAM é a maior unidade socioeducativa do Estado em número de atendimento. O centro atende 45 municípios da região, incluindo os do Lago do Tucuruí e Carajás.