Os estados do Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas são os que apresentam maiores índices entre agosto de 2017 e julho de 2018. Área desmatada ultrapassa 7,9 mil quilômetros quadrados.
Os estados do Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas são os que apresentam maiores índices de desmatamento entre agosto de 2017 e julho deste ano, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira(23) pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). No Pará, foram 2.840 quilômetros quadrados de desmatamento. De acordo com os dados divulgados, o desmatamento na Amazônia cresceu 13,7% no período analisado.
O território desmatado é medido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes).
Segundo os dados, a área total desmatada alcançou 7,9 mil quilômetros quadrados, 953 quilômetros quadrados a mais que no período anterior.As imagens de satélite mostram que a cobertura florestal primária foi completamente removida em mais de 6,25 hectares.
Os ministérios informaram que, mesmo com o aumento, o desmatamento neste ano foi reduzido em 72% em relação à taxa de 2004, ano em que iniciou o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm). O resultando, ainda segundo os ministérios, representa 60% da meta prevista na Política Nacional sobre Mudança do Clima.