Projeto promove circuitos de leitura e oralidade no Sesc de Belém e Marabá

Projeto percorre o Sesc Boulevard e o Sesc Marabá em novembro. Entrada franca.

O projeto Arte da Palavra promove circuitos de Oralidades, que será realizado no Centro Cultural Sesc Boulevard, de Belém, no dia 6 de novembro, às 19h, com a poeta Letícia Brito; e o circuito de Autores, que trará um debate dos escritores Cuti Silva (SP) e Clarissa Macedo (BA), no dia 12, em Belém, no Sesc Boulevard e dia 14 no Sesc em Marabá. A entrada é franca.

O projeto oferece ações que atuam em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Desse modo, as diferentes frentes contempladas pelo projeto podem contribuir para a democratização do acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país

O Circuito de Oralidades pretende abarcar as manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia. São vertentes artísticas com larga tradição no país, que constituem os pilares de diversas identidades que vão se reinventando através das gerações. Em Belém, o circuito será nesta segunda (06), às 19h, no Sesc Boulevard, apresentando Letícia Brito que é poeta, dedica-se à poesia falada (spoken word/poetry slam) e às micro revoluções político-sociais onde a poesia incinera, afaga, afeta e transforma. Integra a produção e realização do Slam das Minas RJ.

Já o Circuito de Autores é voltado para promover, por meio de uma itinerância de âmbito nacional, autores de diversas categorias da literatura brasileira. Há hoje, no Brasil, uma diversidade de vozes literárias em constante e viva produção. Boa parte desses artistas é pouco conhecida fora das localidades onde atuam, o que demanda uma necessidade de intercâmbio desses autores para fazer circular suas obras e ideias, possibilitando que diferentes vertentes literárias sejam conhecidas em diversas regiões. Para concretizar essa troca de ideias, haverá debate com os autores Cuti Silva e Clarissa Macedo, em Belém no dia 12, às 19h, no Sesc Boulevard e em Marabá, dia 14, também às 19h.

Cuti Silva é pseudônimo de Luiz Silva. Formou-se em Letras (Português-Francês) na Universidade de São Paulo, em 1980. É Mestre em Teoria da Literatura (1999) e Doutor em Literatura Brasileira (2005) pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Publicou 20 de títulos individuais nos gêneros poesia, contos, teatro e ensaios. Foi um dos fundadores dos Cadernos Negros, em 1978, e do grupo Quilombhoje, em 1980.

Clarissa Macedo, doutoranda em Literatura e Cultura, é escritora, revisora, professora e pesquisadora. Apresenta-se em eventos pelo Brasil e exterior, integrando coletâneas, revistas, blogues e sites. Publicou O trem vermelho que partiu das cinzas e Na pata do cavalo há sete abismos (Prêmio Nacional da Academia de Letras da Bahia, 2014, em 2ª edição pela Penalux, 2017, traduzido para o espanhol e para o inglês).

Serviço

Projeto Arte Da Palavra
Sesc Boulevard – Belém
Rede Sesc de Leituras- Circuito Oralidades, com Letícia Brito
Data:06/11/2018
Horário: 19h

Rede Sesc de Leituras- Circuito de Autores, debate com Cuti Silva e Clarissa Macedo
Data:12/11/2018
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 – em frente à Estação das Docas)

Sesc em Marabá
Rede Sesc de Leituras- Circuito de Autores, debate com Cuti Silva e Clarissa Macedo
Data:14/11/2018
Horário: 19h

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews