Educação: Diretora da Escola Duque de Caxias aposta no exemplo e gestão participativa

“Aqui todos tem de tratá-las bem, porque as vezes não tem amor em casa e se não tiver na escola também” – Diretora Sandra Borges

A Escola Municipal Duque de Caxias, localizada na Vila Militar Castelo Branco é conhecida em Marabá por sempre estar entre as melhores ranqueadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no município. É justamente lá que a professora Sandra Borges Barbosa passa a maior parte do tempo, desde que aceitou assumir a função de gestora escolar, há 5 anos. E o primeiro desafio dela e da equipe que coordena foi a responsabilidade de manter a posição no ranking.

“Essa é a preocupação de todo gestor escolar, o aprendizado dos alunos”. A afirmação da gestora descreve em uma frase o foco do trabalho que é desenvolvido na escola, que esse ano, passou a trabalhar apenas com alunos do 5º ao 9º ano das séries finais.

Para conseguir bons resultados, Sandra Borges procura dar exemplo de conduta para transmitir responsabilidade profissional aos colegas de trabalho e isso inclui pontualidade e assiduidade. “O gestor que não for assim não pode cobrar do amigo, do colega de trabalho”.

Em meio a tantas características descritas, a gestora acabou revelando a principal receita do sucesso na escola, é o amor que tem pela profissão e principalmente pelos os alunos. “É amor, tá no sangue. Eu fico emocionada quando vejo o resultado das crianças! E tem mais, consigo perceber quando alguém não ama as crianças, aqui todos tem de tratá-las bem, porque as vezes não tem amor em casa e se não tiver na escola também”, observa a educadora.

A equipe coordenada pela diretora é composta de 31 servidores, 16 deles são professores, acompanhados de perto também pela gestora, é claro sem perderem a autonomia em sala de aula. O Éder Fabrício é professor de matemática há quatro anos e foi ele quem confirmou, na escola Duque de Caxias a gestão é participativa.

“Ela é uma mulher muito comprometida tem compromisso com a escola e com os professores. Em cima desse compromisso procura sempre trazer  o professor  para realizar as tarefas que são feitas na escola com mais ênfase buscando a melhoria da educação dentro da Duque de Caxias”, destacou o professor.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews