Sevop: Praça Duque de Caxias será entregue nesta sexta-feira (14), após ser reformada

Um espaço integrado ao processo do desenvolvimento histórico da cidade de Marabá, a Praça Duque de Caxias, foi totalmente reformada, e será entregue a população na próxima sexta feira, dia 14 de dezembro. Uma grande festa está sendo organizada com apresentações de artistas locais e depoimentos de antigos moradores da cidade, a partir das 18 horas.

O serviço de reforma da nova praça durou cerca de três meses. A nova arquitetura priorizou a construção de mais passarelas para uso da população e novos espaços de integração. Para isso, uma parte da antiga construção, onde funcionavam os quiosques na praça de alimentação, foi demolida, ampliando a área de distribuição de mesas e cadeiras.

O histórico coreto, localizado no centro da praça, foi completamente restaurado. A madeira da pequena ponte, foi trocada e reforçada. A lâmina d’água, que fazia o contorno do coreto, foi substituída por uma área verde com plantio de novas plantas ornamentais. Bancos danificados foram trocados, e novos foram colocados. As mangueiras ganharam uma proteção em sua base e novas luminárias foram colocadas em toda extensão da praça.

Foram construídas novas rampas de acessibilidade nos padrões exigidos por lei. A nova praça também ganhou uma academia ao ar livre com 7 aparelhos. O parquinho foi completamente renovado, todos os brinquedos foram trocados para as crianças brincarem com mais segurança no novo espaço.

O empresário Antônio Amâncio, representante da empresa responsável pela obra de reforma da praça Duque de Caxias, disse que está ansioso para a entrega do novo espaço público. Segundo ele, foi compensador cada instante de trabalho. “Foi um trabalho desafiador e não foi fácil, mas conseguimos, porque demos uma ampliada geral e modificamos muita coisa. Os banheiros ficaram bons, os brinquedos são novos e com mais segurança para as crianças, e estou muito orgulhoso em fazer parte da equipe que deu um novo visual para a praça, isso aqui é um símbolo histórico da cidade e nós caprichamos neste trabalho”, afirmou.

O comerciário Milton Nunes, também aprovou a nova praça. “Aqui é um cartão-postal da cidade e parabenizamos a todos que se envolveram neste trabalho e estamos felizes de ver esse novo cenário. A administração da cidade está trabalhando. Quanto ao comércio, ficou até melhor, com mais visual e as pessoas ficarão mais à vontade. Quando um trabalho é para dar dignidade da população, tudo fica bem melhor em todos os aspectos”, conclui.

HISTÓRICO

A praça Duque de Caxias, está localizada na Marabá Pioneira, e cresceu junto com a cidade. Palco de encontros e desencontros. Reuniões políticas e espaço de manifestações populares, a praça é parte da história do município.

O nome Duque de Caxias, é uma homenagem ao patrono do Exército Brasileiro. Ao centro está o busto do homenageado. A praça Duque de Caxias, também já foi o centro comercial da cidade, muitas lojas que saiam do antigo marabazinho, se instalavam na rua 5 de abril e Getúlio Vargas, aproveitando a movimentação. Hoje ainda é bastante atrativa para o comércio de Marabá e muitas lojas se mantém, apesar da avenida Antonio maia se destacar como centro comercial da Marabá Pioneira.

Muitas histórias são contadas por antigos moradores, o que faz da praça Duque de Caxias, tão importante para a cidade. Em 1980 ela foi totalmente encoberta pela água da enchente. Também foi rota da economia nos áureos tempos da castanha e outros ciclos econômicos.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews