TRANSPORTE COLETIVO: Audiência no dia 21 vai definir rumos da greve

Uma assembleia agendada para o dia 21 de dezembro deve definir se os trabalhadores rodoviários do transporte público de Marabá entram ou não em greve por tempo indeterminado. O que vai definir isso é se eles irão receber o salário atrasado do mês de novembro que foi prometido para ser pago pelos interventores da Nasson Tur e TCA, empresas de transporte coletivo que fazem a linha urbana em Marabá. A empresa entrou em recuperação judicial e a justiça decretou a intervenção para organizar o pagamento e sanar as dívidas.

Uma audiência na sala de comissões da Câmara Municipal de Marabá que aconteceu na quarta-feira (12) solicitada pelo vereador Nonato Dourado (MDB) que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Obras, Serviços Públicos e Transportes, articulou os caminhos para essa negociação. A reunião contou com representantes das duas empresas de transporte coletivo, Departamento de Trânsito e do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Marabá, Sintrasul, debateram as melhorias e nas negociações do setor.

Uma das soluções apresentadas na reunião foi a construção urgente do Terminal de Integração de Marabá, que construído em terreno público da Nova Marabá, viabilizaria o transporte de passageiros em um menor percurso para os bairros mais distantes, resultando em economia de combustível e de desgaste de peças dos veículos.

“O projeto arquitetônico já está na prefeitura, vai passar pelos trâmites, e depois deve ir para a Câmara para aprovar a cessão do terreno”, declarou o vereador Nonato Dourado. “A cessão deve ser aprovada em forma de comodato para a empresa. Passando por isso a prefeitura vai fazer a base e a empresa articulada pelos interventores prometem construir o local em pelo menos 30 dias”, disse. A rapidez se deve porque a empresa vai desmontar um terminal localizado em Goiânia e montá-lo novamente em Marabá, segundo o vereador que deve articular uma audiência extraordinária para aprovação da cessão do terreno já nos primeiros meses de 2019.
“É a única válvula de escape para as empresas se reerguerem”, enfatizou Nonato Dourado.

LICITAÇÃO

Outra alternativa é a abertura de licitação para que outras empresas de transporte coletivo entrem em Marabá. Segundo o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Obras, Serviços Públicos e Transportes o interventor Marino Polentino, está articulando a venda dos imóveis pertencentes às empresas Nasson Tur e TCA para ajudar a sanar as dívidas.
Geraldo Dean, do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Marabá, Sintrasul, salienta que a prioridade no momento é o pagamento dos salários e vales alimentação atrasados. “A empresa alega ter um prejuízo de R$ 600 mil mês e é uma coisa que dificilmente acreditamos”, destacou. “Mas não somos os donos dos cálculos e a gente espera que esse terminal de integração venha a sanar esse problema”, declarou. Aproximadamente 360 funcionários estão com salários e vales-alimentação atrasados.

 

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