Os candidatos inscritos no Concurso Público da Prefeitura de Marabá só têm esta sexta-feira, 11 de janeiro, para pagar a taxa de inscrição. As inscrições se encerram às 23h59 desta quinta-feira, 10, e podem ser feitas no link http://www.portalfadesp.org.br/midias/anexos/576_edital_n_01_2018_pmm_-_edital_de_abertura.pdf, da Fadesp, organizadora do certame. São 843 vagas para 53 cargos nos níveis Fundamental, Médio e Superior, que vão de auxiliar de serviços gerais a médico.
Segundo o secretário municipal de Administração, José Nilton de Medeiros, as vagas para os cargos de Nível Fundamental, como agente de portaria e auxiliar de serviços gerais são as mais procuradas. Na área da Educação, as vagas para professor são as mais disputadas.
As provas ocorrem no dia 24 de fevereiro próximo e José Nilton aconselha que os candidatos estudem com afinco, pois há pessoas inscritas dos quatro cantos do País, das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. “Com o grande número de desempregados no País, devido à crise, muita gente está atrás de uma das vagas”, analisa ele.
O resultado do concurso deve sair, segundo o secretário de Administração, em 30 dias a partir da realização das provas, mas os candidatos aprovados provavelmente serão chamados por volta de agosto, levando em conta os recursos que usualmente são interpostos e os julgamentos desses recursos, além de outros trâmites burocráticos.
“Além disso, é por volta de agosto que expira a validade dos Processos Seletivos Simplificados, então temos de acelerar o processo”, explica José Nilton, informando que o pessoal da Fadesp esteve em Marabá esta semana, quando, acompanhado de um servidor da Secretaria Municipal de Educação, percorreram as escolas onde serão realizadas as provas.
“Teremos provas em duas escolas de Morada Nova e estamos estudando a possibilidade de realizarmos provas também em escolas do Km 8 [Vila São José] e em Brejo do Meio”, antecipou o secretário, que, indagado sobre a fiscalização no dia da prova, disse que será bastante rigorosa, para que não haja o menor risco de que alguém possa pedir a anulação do concurso por qualquer irregularidade.
“É a chance de as pessoas terem um emprego que tem segurança, estabilidade, mas é bom ressaltar que muitas pessoas confundem o emprego público e se tornam negligentes quando conseguem. Começam a faltar, se apoiam no fato de que o servidor concursado só pode ser exonerado após processo administrativo, mas não é bem assim, as leis estão mudando”, adverte José Nilton, ressaltando: “Nós somos contratados para trabalhar, somos servidores públicos”.
Sobre a administração do prefeito Tião Miranda, o secretário de Administração afirma que ele é um gestor que se preocupa com a cidade, que hoje está limpa, é um pujante e já começa a atrair negócios e turistas.