Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio da Guarda Municipal, deflagraram nesta quarta-feira (23), a “Operação Revoada” em Marabá. Durante a ação foram apreendidas 17 gaiolas com pássaros de cinco espécies. Um homem foi preso por tentar impedir a fiscalização na casa dele, no Bairro Bela Vista, no Núcleo Cidade Nova.
Manoel Fernandes da Conceição Soares, de 30 anos, foi apresentado na 21ª Seccional de Polícia Civil da Nova Marabá. Com ele foram apreendidos três pássaros da espécie curió. Ele não quis gravar entrevista, mas alegou que apenas criava as aves.
O chefe de fiscalização da Semma, Paulo Chaves informou que eles receberam uma denúncia anônima de que estava tendo um descontrole, no Núcleo Cidade Nova, com a caça de pássaros, principalmente curió.
Os fiscais da Semma acionaram o Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal e deflagraram a operação. “Nós conseguimos um número enorme de pássaros nas gaiolas e teve a situação desse senhor que estava dificultando a ação e escondendo vários pássaros dentro da residência dele”, informou o chefe da fiscalização.
O agente Soares, da Guarda Municipal, enfatizou que o homem apresentado na delegacia dificultou o procedimento e fez deboche do serviço dos agentes ambientais. “Diante da situação do crime ambiental, a gente conduziu o cidadão aqui para a seccional”, informou.
Ao todo foram apreendidas 17 gaiolas com pássaros de cinco espécies. Os animais serão levados para a Fundação Zoobotânica onde devem ser colocados em liberdade novamente.