A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) apreendeu 3 toneladas de pescado durante o período de defeso em Marabá. Neste final de semana, mais 80 quilos foram apreendidos na feira da Laranjeiras, no núcleo Cidade Nova. As informações foram divulgadas pelo próprio secretário de meio ambiente Rubens Sampaio.
De acordo com Rubens, as fiscalizações irão continuar durante todo o período da Piracema até o final do mês de fevereiro. Ele informa também que as apreensões foram feitas tanto nos postos de vendas como no rio.
“As pessoas quando são flagradas são conduzidas até a polícia, é aberto um Termo Circunstancial e depois encaminhamos para o Ministério Público para as pessoas responderem civilmente sobre a questão desse crime”, informou ele.
O pescado apreendido é enviado para doação para entidades que trabalham o social em Marabá, como casa de repouso de idosos, creches e comunidades carentes do município, sendo a distribuição feita imediata após a apreensão.
“Temos feito um trabalho com a colônia Z-30 onde levamos uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente para fazer essa parte de esclarecimento com relação a Piracema até mesmo levando advogados parceiros para um dia de palestras, tirando as dúvidas dos pescadores sobre essa questão da legalidade, dos direitos dos pescadores e de esclarecimento sobre essa situação”, disse Sampaio, lembrando que o período do defeso vai até o fim de fevereiro.