Carnaval de Marabá terá participação do Bloco ‘Folia dos Bonecos de Olinda’

O carnaval marabaense este ano contará com uma novidade importada do Nordeste, mais exatamente de Olinda (PE): o Bloco “Folia dos Bonecos Gigantes”, uma tradição secular que acompanha a modernidade, mas com o mesmo conceito do início: proporcionar sustentabilidade e desenvolvimento e levar cultura a quem nem sempre tem condições de acesso.

E quem coordena o bloco é Olívio Rafael, que trouxe 12 bonecos cada com altura média de 2,80m, que aumenta para 4,20m, quando colocado em cima dos manipuladores. “Os bonecos pesam, em média, 20kg, e o manipulador deve ter boa maneabilidade para movimentá-los”, explica ele.

O bloco se apesenta nos dias 4 e 5 de março, na Praça São Félix de Valois, coração da Marabá Pioneira, mas os desfiles serão antecedidos de uma oficina onde as pessoas interessadas – homens, mulheres, crianças, idosos – vão aprender como produzir e como manipular os bonecos gigantes.

“Para isso vamos trazer um oficineiro de renome nacional. As oficinas são gratuitas e acontecem a partir das 19h. Depois, haverá apresentações de danças típicas de Pernambuco, misturando com as danças locais como boi-bumbá, calypso, carimbó, entre outras”, explica Olívio.

Depois das apresentações de danças, haverá um cortejo que sai da praça São Félix e vai até a Praça Duque Caxias, em frente ao Palacete “Augusto Dias”, antigo prédio da Câmara Municipal.

“Os bonecos serão acompanhados de uma orquestra de frevo 100% formada por mulheres. É o conceito do empoderamento no qual vimos trabalhando nos nossos projetos de 2018 e 2019. É uma forma de mostrar esse empoderamento, já que 90% das orquestras de Pernambuco são formadas por homens e as mulheres não têm muito espaço”, explica o coordenador.

Os interessados em participar das oficinas nos dias 4 e 5 deve procurar os estandes que estarão montados na Praça São Félix de Valois.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews