Hospitais municipais recebem ambulâncias e atendimento à saúde segue normal em Marabá

Na última sexta-feira 15, duas ambulâncias foram entregues para a rede municipal de saúde. Os veículos são frutos da emenda parlamentar do deputado federal Joaquim Passarinho, no valor de 340 mil reais. Do tipo furgão, as ambulâncias estão equipadas conforme padrão do Ministério da Saúde. Elas são para uso em simples remoção, contêm sistema fixo de oxigênio integrado, cilindro com 16 litros e adaptação para outros tipos de cilindros, sendo totalmente refrigerada. Uma das ambulâncias será utilizada no Hospital Municipal de Marabá (HMM) e a outra no HMI (Hospital Materno Infantil).

“Os veículos vão dar agilidade ao traslado de pessoas, inclusive para exames, o que favorece a população”, disse o secretário municipal Saúde, Luciano Lopes Dias, ao Zeca News, complementando: “São novos, totalmente equipados, podendo, inclusive, ser transformados em UTIs móveis. Isso vai melhorar muito o atendimento nos hospitais”.

Sobre as cirurgias eletivas, que no início do governo ganharam prioridade, mas, agora parecem ter desacelerado, Luciano Dias lembrou que já foram feitas mais de 7 mil e que não pararam de ser realizadas, apenas está acontecendo uma reavaliação para que se saiba como proceder em relação aos pacientes que ainda estão aguardando. “O HMM e o HMI têm realizado cirurgias, a fila de espera diminuiu muito”, disse ele.

Plantões estão acontecendo normalmente

Sobre os plantões, o secretário de Saúde disse que eles estão acontecendo normalmente: “Os dois hospitais funcionam 24 horas, todas as pessoas que praticam atividade finalística na saúde não têm nenhum tipo de prejuízo com relação aos plantões, que estão sendo realizados normalmente”.

Em outros órgãos, como o CCZ, por exemplo, Luciano diz ter diminuído o atendimento no final de semana, mas as pessoas continuam trabalhando nos seus horários normais de capturas de animais, que acontece de madrugada.

“Todos os serviços da saúde estão sendo realizados. A gente deu uma reavaliada em algumas atividades para saber se elas, de fato, são contempladas como esse tipo de jornada de plantão, mas o serviço segue normal”, concluiu.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews