Balsa que bateu em pilar estava sem licença e não podia navegar

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) informou que a balsa que bateu no pilar da ponte sobre o Rio Moju e provocou o desabamento de parte de sua estrutura, na madrugada de sábado (6), está com a documentação irregular e, portanto, não deveria estar navegando. O proprietário da embarcação foi identificado e será notificado durante instauração do Inquérito de Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN).

A balsa também navegava em horário proibido. Esta última informação foi dada na noite de ontem, em entrevista coletiva feita pelo governador do Pará, Helder Barbalho junto com o secretário de Segurança Ualame Machado, o comandante geral da PM coronel Dilson Júnior, representantes da Capitania dos Portos, entre outras pessoas.

Balsa Vó Maria, que causou acidente em Moju, não podia trafegar; veja os vídeos!

Governo aumenta número de balsas após população ser afetada por queda de ponte

Na coletiva, foi destacado que a colisão da balsa com a ponte aconteceu por volta de 1h da madrugada, horário proibido para a navegabilidade da embarcação. Esse é um dos pontos investigados no inquérito instaurado pela Polícia Civil (PC) para saber o grau de responsabilidade da empresa proprietária da balsa.

“Todos os envolvidos já foram ouvidos pela Dioe e passaram por todos os procedimentos que vão ajudar a revelar as causas desse acidente. Os tripulantes foram submetidos a exame toxicológico, que não atestou nada. O que sabemos é que a balsa navegava em horário proibido pela Capitania dos Portos. Enfim, as investigações seguirão sob sigilo, mas se comprovar a culpa dos proprietários, eles vão responder civil e criminalmente”, destacou Helder Barbalho.

Ponte sobre o rio Moju não recebeu manutenções corretas em 17 anos

Vítimas seguem desaparecidas e área apresenta riscos à navegação, alerta Capitania

Obras em portos e estradas são principais medidas após acidente na ponte Rio Moju

VÍTIMA

Ainda de acordo com o governador, até ontem nenhuma vítima – que seriam ocupantes dos dois carros que teriam caindo da ponte, a partir do relato de pessoas que teriam testemunhado o acidente- foi encontrada. “Nas buscas feitas hoje (ontem), mesmo com o uso de um sonar, esses veículos não foram encontrados. Amanhã (hoje), essas buscas serão retomadas, já que encaramos as vítimas desse acidente como prioridade. Ao mesmo tempo, não apareceram pessoas reclamando o desaparecimento de familiares, em função desse ocorrido”, disse o governador.

Helder informou que uma empresa já foi contratada para fazer a retirada dos escombros, até o final da semana. Além disso, foi informado sobre como será reconstruída a ponte. “A nova ponte vai apresentar a estrutura estaiada, que em vez de quatro vãos terá apenas dois, que apresentam menos risco de acidentes na passagem desse tipo de embarcação. Já conversamos com o governo federal sobre esses recursos, mas não vamos ficar dependente deles”, afirmou.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews