PEDRAL DO LOURENÇO: ALEPA APROVA PROJETO PARA ACOMPANHAR OBRAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ APROVOU PROJETO DE RESOLUÇÃO DO DEPUTADO RENATO OGAWA (PR) E CRIOU A FRENTE PARLAMENTAR DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO E DA EXECUÇÃO DAS OBRAS DE DERROCAMENTO DO PEDRAL DO LOURENÇO

Na última quarta-feira (26), um dia antes do início do recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou projeto de resolução do deputado Renato Ogawa (PR) e criou a Frente Parlamentar de acompanhamento do projeto e da execução das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, bem recebida por vários deputados que usaram a tribuna para defender a necessidade de o Legislativo acompanhar a execução do empreendimento, onde serão investidos meio bilhão de reais.

Aguardada há mais de dez anos, a obra está prevista para começar no segundo semestre deste ano, com prazo de 30 meses de execução. O Pedral do Lourenço está localizado entre a Ilha Bogéa e Santa Terezinha do Tauiri, em Itupiranga. Em um trecho de 32 quilômetros, é que será feito o derrocamento, que é a destruição e retirada de material pedregoso, responsável por impedir a navegação das embarcações cargueiras no período de setembro a novembro, quando o rio fica muito raso.

A partir da próxima segunda-feira, 1º de julho, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) irá realizar cinco audiências públicas no sudeste paraense e na região do Baixo Tocantins sobre o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do empreendimento “Dragagem e derrocamento da via navegável da hidrovia do rio Tocantins”, mais conhecido como derrocamento do Pedral do Lourenço, que irá garantir plena navegabilidade ao rio Tocantins, para o transporte cargueiro da produção da região.

As audiências, sempre com início às 19 horas, começarão por Marabá, no Centro de Convenções. Na terça-feira, 2, será em Itupiranga, na Escola Municipal Irmã Maria Tereza Rodig. Na quarta-feira, 3, o Ibama seguirá para Nova Ipixuna, onde a audiência será no Cras (antigo Centro Profissionalizante). No dia seguinte, será a vez de a população de Tucuruí se reunir com os técnicos do Ibama. O ciclo de audiências será encerrado no município de Baião na sexta-feira, 7, na Igreja Matriz, na Praça Santo Antônio.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews