Sebrae tem atendimento diferenciados aos supermercados e minimercados de Marabá, Rondon do Pará e Jacundá.

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O segmento de minimercados e mercearias tem apresentado crescimento superior ao de supermercados e hipermercados, devido a fatores como: Características do negócio, como atendimento personalizado e localização próxima ao cliente; aspectos econômicos, em que o consumidor não precisa mais comprar em grandes volumes para aproveitar os preços – algo comum em tempos de alta variação da inflação.

O comportamento do consumidor, que busca praticidade e conveniência ao optar por comprar nos minimercados, evitando procurar produtos em corredores e enfrentar filas.

Trata-se de um mercado que tem apresentado crescimento por conta desses fatores e que se configura como oportunidade, em acordo com as tendências de mercado.

Comportamento do consumidor

 

Realiza pesquisas na internet para comparar preços e ter conhecimento sobre os produtos e a empresa; busca qualidade nas marcas que compra e no atendimento prestado.

O consumidor que realiza compras nos minimercados e mercearias

 

Vai uma vez por semana ao minimercado; frequenta por conta da proximidade do estabelecimento; sente-se em casa, porque é conhecido por quem trabalha no local; realiza compras pequenas e rápidas, com tíquete médio de R$ 38 a R$ 42.

Concorrência

 

O modelo de negócio de minimercados e mercearias tem crescido e as grandes redes tem observado isso. Tanto que muitas delas tem inaugurado lojas de bairro para competir nesse mercado. Mas ainda assim, os minimercados e mercearias tem vantagens competitivas.

Pontos fortes: participação diária do proprietário no negócio; tomada de decisão rápida; agilidade na adaptação de atendimento ou no mix de produtos; valorização de produtores locais; proximidade com a comunidade; atendimento personalizado e especializado; funcionários com estabilidade – o que cria laços com os clientes.

Pontos fracos: baixa taxa de profissionalização; por vezes, a loja não é muito atrativa ao consumidor (iluminação, climatização etc); o mix de produtos e espaço limitado; baixos estímulos a compra, com promoções e ações de marketing.

É exatamente isso que o Sebrae pretende com o Projeto de Minimercado, investir na conscientização dos empresários sobre os pontos francos e a importância de melhorar os aspectos, para aumentar a competitividade das empresas, aumentar as vendas e o crescimento dos negócios.

Seminário de Tendências do varejo de alimentos de Minimercados de Marabá

Realizaremos três eventos Seminário, abordando o tema de tendência do varejo de alimento, a importância das mídias tradicionais e digitais, para divulgar produtos e a marca da empresa, e ainda, a importância do sistema de informação para controle da gestão dos negócios.

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