SURTO DA DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA DEIXA PAIS EM ALERTA EM MARABÁ

Uma doença altamente contagiosa, principalmente entre crianças com idade até 5 anos está deixando os pais em alerta em Marabá. A doença mão-pé-boca (HFMD, sigla em inglês) é uma infecção viral que causa febre alta, aparecimento de manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe e erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

A pediatra Mara Freitas, do Hospital Regional de Marabá, explica que a mão-pé-boca não é uma doença nova, mas era pouco divulgada. O vírus causador da doença Coxsackie  e pertence à família dos enterovírus que normalmente habitam o intestino.  Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade.

Segundo a médica, a transmissão pode ocorrer tanto pela via oral, onde há contato com a saliva e outras secreções das vias respiratórias, feridas, alimentos ou objetos contaminados quanto via fecal-fezes de pacientes infectados.

O pequeno David Jort, de 2 anos e 8 meses, contraiu a doença esse mês. A mãe dele, Meirivanda Jort conta que no primeiro dia o filho apresentou muita febre alta e logo depois a garganta começou a doer. “Eu achava que era alergia e depois que era garganta inflamada, até que levei na pediatra e ela me falou que se tratava da doença mão-pé-boca”, lembrou. Na escola de David várias crianças também apresentaram a doença

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews