Servidores municipais protestavam contra cortes salariais. Segundo informações preliminares, após a dispersão, um grupo de manifestantes quebrou as vidraças da Prefeitura.
A dispersão do protesto que bloqueava a BR-422, em Tucuruí, nordeste do estado, terminou em tumulto na noite desta terça-feira (2). A Polícia Militar usou bombas de efeito moral contra os servidores que sofreram cortes salariais.
Segundo informações preliminares, após a dispersão, um grupo de manifestantes se encaminhou para a praça do Rotary e quebrou as vidraças da Prefeitura Municipal. Policiais de Goianésia do Pará e de Tailândia estão na cidade para reforçar a segurança dos prédios públicos.
O protesto
Os servidores públicos municipais de Tucuruí paralisaram as atividades na segunda-feira (1º) e realizaram uma manifestação em protesto contra a retirada de tíquete alimentação e gratificações de nível superior e por tempo de serviço.
Os manifestantes fizeram uma caminhada pela cidade e pararam em frente à Câmara de Vereadores para cobrar um posicionamento do Poder Legislativo municipal.
A Associação Comercial e Industrial de Tucuruí emitiu uma nota em apoio à categoria e reconhecendo os prejuízos que tais cortes podem trazer para a economia local. O comércio da cidade não abriu na manhã desta segunda-feira.
Em nota, a Prefeitura de Tucuruí informou que não está tirando direitos de servidores e que a correção da remuneração dos servidores está sendo feito pela supervisão do Poder Judiciário municipal, que determinou tal medida. Ainda segundo a Prefeitura, os reajustes devem atingir 30% dos servidores efetivos.