SEMA E MP VÃO DEBATER SOBRE COMBATE A QUEIMADAS EM COLETIVA DE IMPRENSA

Convidamos a imprensa de Marabá a participar da Coletiva de Imprensa para tratar sobre a Força Tarefa de Combate às queimadas na cidade, a ser realizada nesta terça-feira (20 de agosto), às 11 horas da manhã, no Ministério Público Estadual- MPE. Estarão presentes representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Ministério Público (MPE), Corpo de Bombeiros e órgãos de segurança institucional.

Data: 20 de agosto
Horário: 11 horas
Local: Ministério Público Estadual

Nos últimos dias, o 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Marabá tem atendido inúmeras ocorrências de queimadas, que estão trazendo imenso prejuízo ao meio ambiente, a saúde e ao patrimônio.

O tempo seco, a escassez de chuvas, deixa a vegetação suscetível a queimadas, mas na maioria das vezes esse crime ocorre por ação humana.

O capitão Macêdo, do Corpo de Bombeiros, explica que muita gente queima lixo no quintal, em terreno baldio ou para limpar uma área e acaba queimando também a vegetação, o que muitas vezes acaba incorrendo em crime ambiental. “Muitas vezes esse fogo sai do controle e acaba virando um incêndio. Ele pode colocar em risco tanto o patrimônio, as residências, os veículos, a vida de animais, como a vida de algumas pessoas”, afirma.

A lei de Crimes Ambientais sancionada em 1998 prevê penas severas para danos gerados por incêndios florestais e estabelece que o ato de provocar uma queimada é passível de pena de dois a quatro anos de reclusão e multa de R$ 3.489,64. Por isso, o bombeiro recomenda que ao fazer capina ou roçagem o mato deve ser descartado em local apropriado e nunca queimar.

 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews