Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que 78 por cento da população brasileira aprova a atuação da Defensoria Pública. Os dados mostram que as pessoas entrevistadas consideram a atuação do órgão como “ótima”, “boa” ou “regular”.
A Defensoria também é líder na análise da atuação feita por advogados: 86 por cento desses profissionais do Direito consideram a Defensoria “ótima”, “boa” ou “regular”.
O estudo ainda destaca a Defensoria Pública como a instituição do sistema de Justiça com maior índice de confiança entre os cidadãos: 59 por cento
A coordenadora da Defensoria Púbica do Pará, em Marabá, Gisele Brasil, em entrevista ao Comunicador Zeca Moreno, no “Programa Clube da Manhã”, da Rádio Clube de Marabá, e também ao site Zeca News, disse ter ficado feliz com o resultado da pesquisa.
“É uma grande felicidade saber que a Defensoria Pública tem sido reconhecida pela sociedade pelo bom desempenho nos seus trabalhos e também ser a instituição mais confiável do Sistema de Justiça”, comemorou a defensora.
Ela lembra que resultado semelhante já havia sido apontado por uma pesquisa feita em 2017, pelo Conselho Nacional do Ministério Público, em que a “sociedade falou que a instituição mais importante do Brasil é a Defensoria Pública”.
A coordenadora avalia que a mudança da Defensoria, da Folha 30, na Nova Marabá, para prédio mais amplo e mais confortável, na Transamazônica, Bairro Amapá, em novembro do ano passado, proporcionou a ampliação do atendimento à população.
“O nosso agendamento teve um avanço”, lembrou Gisele Brasil, afirmando que, antes, um usuário só era atendido nove meses depois de fazer o agendamento. “Hoje, nós racionalizamos a estratégia de atuação para agendamento e podemos afirmar que a pessoa que procurar a Defensoria Pública vai e agenda seu atendimento de cinco a 30 dias depois”, afirmou ela, lembrando que o agendamento pode ser feito pelo número 129, na última segunda-feira de cada mês.
Gisele Brasil esteve acompanhada do defensor Adonai Faria, da Vara de Família. Ele lembrou que, em decorrência da inauguração do novo prédio, de um ano para cá aumentou a demanda, mas o prazo para atendimento diminuiu, corroborando o que disse a coordenadora.
“A Defensoria, dentro da capacidade que tem hoje em Marabá consegue dar um resultado mais rápido para a população”, afirmou ele, informando que cerca de 80 por cento das demandas apresentadas à Defensoria dizem respeito ao Direito de Família, como pensão alimentícia, divórcio, casamento, união estável.