Universidades do Pará aguardam decisão do Ministério da Educação para divulgação de “listões” do vestibular
A Justiça Federal aguarda a definição do Ministério da Educação sobre erros nas notas de cerca de 6.000 mil candidatos, para que sejam divulgados os resultados dos vestibulares de seis universidades de ensino superior público no Pará. Por conta disso as universidade estão com os “Listões” suspensos devido a decisões judiciais que questionam o Enem 2019 e o SiSU 2020. Juntas as instituições paraenses ofertam mais de 16 mil vagas que não têm previsão de serem preenchidas
Para os alunos que se preparam durante o ano inteiro para o vestibular fica o sentimento de angústia enquanto o resultado não sai. “Eu vivi apenas pra isso o ano, só para estudar. De manhã, a tarde e a noite era sempre a mesma rotina”, disse a estudante Myrella Campos.
No Pará, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e o Instituto Federal do Pará (IFPA) disponibilizam vagas via sistema do Mec e estão, por isso, sem previsão de resultado.As três universidades paraenses que usam o SiSU ofertam, juntas, 4.416 vagas em 123 cursos de graduação, distribuídos em vinte cidades do Pará.
Os candidatos se inscreveram na semana passada no sistema, mas o resultado previsto para ser divulgado nesta terça-feira (28) foi impedido de ser publicado pela Justiça e está sem previsão de liberação. Outras três universidades do Pará usam o Enem em seus processos seletivos e, por isso, cancelaram a divulgação do resultado de seus vestibulares até que o debates sobre as notas do Exame e o SiSU seja resolvido.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) que oferta 7.143 vagas e iria divulgar o “Listão” nesta terça-feira (28) mas disse, em nota, que prefere resguardar os direitos dos candidatos inscritos até que as informações prestadas pelo INEP/MEC sejam reconhecidas como válidas e definitivas. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) iria publicar o resultado do Prosel 2020 na quarta-feira (29) também decidiu suspender a divulgação do resultado até que se resolva a questão em nível federal.
A Universidade do Oeste do Pará (UFOPA) também iria divulgar o listão nesta terça-feira (28), mas decidiu suspender o resultado indefinidamente e disse, em nota, que assim que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgar o resultado do SISU a Ufopa divulgará o resultado do Processo Seletivo Regular 2020.
Confira as vagas e como a decisão da Justiça afeta os vestibulares no Pará:
-UFRA:
Oferta: 2.190 vagas em 41 cursos de graduação distribuídos nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu.
Situação: Usa o SiSU e é afetada pela decisão da Justiça que proíbe a divulgação do resultado da seleção via sistema.
-Unifesspa:
Oferta: 1.450 vagas em 42 cursos de graduação em cinco cidades do Sul e Sudeste do Pará.
Situação: Usa o SiSU e é afetada pela decisão da Justiça que proíbe a divulgação do resultado da seleção via sistema.
-IFPA:
Oferta: 776 vagas em 40 cursos via SiSU.
Situação: Usa o SiSU e é afetado pela decisão da Justiça que proíbe a divulgação do resultado da seleção via sistema.
-UFPA:
Oferta: 7.143 vagas em 191 cursos de graduação em 12 cidades paraenses.
Situação: Usa notas do Enem e tem vestibular próprio. Adiou indefinidamente divulgação do próprio Listão.
-Uepa:
Oferta: 3.656 vagas distribuídas em 28 cursos de graduação, em 16 municípios.
Situação: Usa notas do Enem e tem vestibular próprio. Adiou indefinidamente divulgação do próprio Listão.
-UFOPA
Oferta: 1.307 vagas em 32 cursos de graduação sediados em Santarém, Alenquer, Monte Alegre, Oriximiná, Itaituba, Juruti e Óbidos
Situação: Usa notas do Enem e tem vestibular próprio. Adiou indefinidamente divulgação do próprio Listão.