Defesa Civil começa a atender famílias desabrigadas pela subida do Tocantins

O nível do Rio Tocantins em Marabá atingiu nesta sexta-feira (13), 10,24 metros acima do considerado normal, ultrapassando o limite de alerta, que é de 10 metros. Em razão disso, os abrigos estão sendo construídos para atender as primeiras famílias atingidas pela enchente.

Desde o início do ano, a Defesa Civil já havia acionado o plano de contingência prevendo a elevação do nível do rio e o atendimento às famílias. O plano de contingência são ações planejadas e conta com apoio do Corpo de Bombeiros, Exército, Serviço de Saneamento Ambiental, Secretarias Municipais de Saúde, de Obras e de Assistência Social, além de órgãos de Segurança Pública.

As primeiras famílias atingidas pela enchente são de áreas da Santa Rosa e Vila Canaã, na Marabá Pioneira. Para isso, a Prefeitura de Marabá, por intermédio da Secretaria de Obras, está construindo 30 abrigos no estacionamento da Colônia de pescadores Z-30 e outros 20 abrigos no ginásio da Obra Kolping do Brasil, no Bairro de Belo Horizonte.

A Defesa Civil também já está disponibilizando caminhões para fazer a mudança das famílias. Nesta sexta-feira (13), o Exército já está apoiando as ações, disponibilizando soldados e veículos para o transporte das famílias atingidas. Uma equipe da Secretaria de Assistência Social – Seaspac, está fazendo o cadastro  das famílias na sede da Defesa Civil, na Marabá Pioneira. Até o momento, 60 famílias foram cadastradas.

De acordo com Jairo Milhomem, coordenador da Defesa Civil de Marabá, o plano de contingência já está em ação sendo montada as estratégias desde o início do monitoramento do nível do rio e a Defesa Civil já está com apoio de caminhões e locais limpos para confecção de abrigos. “Nós temos as áreas mais baixas como o bairro de Santa Rosa é a que precisa de mais apoio nesse momento”, explicou.

O coordenador pede que as pessoas, que se sintam ameaçadas pelo o avanço do nível dos rios, procurem o quanto antes a defesa civil para fazer o seu cadastro na Seaspac, para que possa ser agilizado o mais rápido possível o atendimento às famílias. (Ascom PMM. Imagens: Comdec)

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