Hospital Regional promove campanha de doação de sangue no Hemopa em Marabá

Centro montou esquema especial de segurança epidemiológica para que os voluntários doem em segurança durante a pandemia do Covid-19

Com o slogan “Você ainda tem tempo para salvar vidas”, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), gerenciado pela Pró-Saúde, mobiliza a partir desta segunda-feira (23), a sua rede de voluntários para participar da sua 38ª Campanha de Doação de Sangue.

A campanha será realizada até o dia 27 de março, com coletas exclusivamente na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). O objetivo da ação é aumentar os estoques do hospital, que pode vir a ficar abaixo do ideal, devido as restrições de locomoção de doadores, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Referência em atendimento de média e alta complexidades, o Hospital Regional de Marabá é a unidade que recebe a maioria das bolsas coletadas pelo Hemopa. Isso se deve, principalmente, ao atendimento às vítimas de acidente de trânsito, ao grande volume de cirurgias realizadas e à constante necessidade de transfusão em recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Segundo o biomédico do HRSP, Gustavo Ramos, muitas pessoas que frequentemente doavam sangue, estão com receio de ir ao HEMOPA realizar a doeação devido ao Covid-19, no entanto, é importante ressaltar que o centro montou um esquema especial de segurança epidemiológica, para que os voluntários doem em segurança.

“Nós entendemos que neste momento, muitos estão com receio de sair de casa e doar sangue, por causa do Coronavírus. No entanto nossas demandas de sangue continuam, os acidentes automobilísticos continuam acontecendo e nossas cirurgias também, por isso é fundamental que nossos estoques estejam abastecidos”, explicou Gustavo.

Para realizar a doação é preciso estar bem de saúde e alimentado, pesar ao menos 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. No caso de menores de idade, é necessária a autorização dos pais ou dos responsáveis legais. O Regional de Marabá é uma unidade do governo do Estado do Pará, que presta atendimento 100% gratuito, referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses.

Posto de Coleta
Para participar da campanha, os voluntários devem comparecer ao Hemopa, de segunda à sexta-feira, das 07h às 12:30h. O serviço fica localizado na Rodovia Transamazônica nº 251 – bairro do Amapá, em Marabá.

Sobre a Unidade
O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) é referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses. A unidade conta com 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito em diversas especialidades, entre elas Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Pediátrica e Neurocirurgia, além de um Centro de Hemodiálise com 22 máquinas. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA).

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews