MAIS DE CINCO MIL AFETADOS PELA ENCHENTE EM MARABÁ

O número de famílias afetadas pela cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas vem aumentando diariamente em Marabá, sudeste paraense. Nesta sexta-feira (20), 1.278 famílias haviam sido atingidas, o que representa 5.112 pessoas, segundo a Defesa Civil Municipal.

O rio Tocantins chegou à marca de 12,67 metros, acima do nível normal, nesta sexta. A subida das águas atinge diversos bairros, incluindo o cartão postal de Marabá.

Diante da situação, o prefeito de Marabá, Tião Miranda, decretou na terça-feira (17) situação de emergência no município em função da cheia e do número de desalojados por causa das enchentes.

O comerciante Marleilton Almeida afirma que a água subiu rapidamente e pegou todos de surpresa. “Faz tempo que eu não via isso acontecer. Há três dias isso aqui estava seco, subiu em uma velocidade espantosa, pegou todo mundo de surpresa”, disse o homem que trabalha na Orla da cidade.

Um dos locais também afetados é a Folha 33, na Nova Marabá. A principal via do bairro teve parte tomada pelas águas. “O rio subiu muito, ninguém sabe se vai parar ou continuar. A água aqui tomou conta de tudo, eu tive que levantar tudo e eu não tenho para onde ir”, disse Rosivaldo Virgilino de Sousa, que mora há seis anos no bairro.

Nove abrigos públicos foram construídos em vários bairros da cidade, como São Félix Pioneiro, Bom Planalto, Folha 32, 33 e 14, Orla de Marabá, bairro Francisco Coelho, Avenida Manaus (Obra Kolping), Vale Itacaiúnas (campo Tatuzão).

NÚMEROS

De acordo com a Defesa Civil, 1.278 famílias foram atingidas até agora. Sendo que 678 famílias estão nos abrigos construídos pela prefeitura. O abrigo da colônia Z-30 é onde se encontra o maior número de famílias, 411 ao todo. As demais famílias foram para outros abrigos. Além disso, outras famílias se mudaram por conta própria e não pediram auxílio do órgão.

Os bairros mais atingidos são Santa Rosa, rua Magalhães Barata (Velha Marabá), Belo Horizonte, São Miguel da Conquista, Independência e Carajás I e II, Folha 33, na Nova Marabá. Quarenta caminhões, sendo 35 disponibilizados pelo Exército Brasileiro, trabalham realizando o transporte das famílias atingidas.

Quatro embarcações do Exército realizam a mudança das pessoas para a casa de familiares, amigos ou abrigos. A 23ª Brigada de Infantaria de Selva também disponibilizou militares do 52º Batalhão de Infantaria Selva e do 23º Batalhão Logístico de Selva. O Corpo de Bombeiros (Defesa Civil Estadual) também já está prestando total apoio aos atingidos juntamente com o município. (Alessandra Gonçalves

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews