Cai número de violência doméstica no Pará

Números de casos de violência doméstica tem diminuído desde o começo do ano e ferramentas para denúncias tem ajudado. Apesar da redução, é preciso evitar que novos casos aconteçam e dar um basta em crimes que já possui histórico dentro de casa

Durante o período da Pandemia os registros de violência doméstica e crimes que costumam ocorrer dentro do ambiente familiar caíram. Dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) apontam que houve a redução de 63% no número de violência doméstica. Os dados foram analisados no período de 18 de março, quando foi emitido o decreto governamental n°609 que elencou, entre outras medidas de combate e prevenção ao novo Coronavírus, o isolamento social até o último domingo, 19, comparando os ano de 2019 e 2020.
A redução também pode ser contatadas com os registros obtidos desde o início do ano, quando foram computados 124 ocorrências em janeiro, 111 em fevereiro, 96 em março e 46 em abril, até o último dia 17. Apesar da redução, é preciso evitar que novos casos aconteçam e dar um basta em crimes que já possui histórico dentro de casa. Para isso, a denúncia anônima é o principal instrumento nessa luta que é de todos.
Os únicos canais que garantem o anonimato e o sigilo para o recebimento de denúncias em todo o Pará é o 181, que há menos de um mês passou a receber chamadas dos quatro cantos do território paraense, além da Inteligência Artificial Rápida e Anônima (IARA) que foi colocada à disposição de todos no número de Whatsapp (91) 98115-9181. É o primeiro Whatsapp de denúncia do Brasil a garantir o anonimato de quem envia as informações e o sigilo do conteúdo. Existe a possibilidade, ainda, de enviar denúncias pelo formulário e chatbot (caixa de diálogo com a atendente virtual Iara) presentes no site www.segup.pa.gov.br, ambos sigilosos e anônimos também.
“Nós buscamos aperfeiçoar o nosso sistema de denúncia por entender que a população é um braço da segurança pública, e que temos que disponibilizar canais práticos e acessíveis para a pessoa que estiver sofrendo a violência ou ter conhecimento de algum tipo de conduta ilegal possa se sentir segura em fazer a denúncia que hoje tá na palma da mão. Hoje todo mundo possui WhatsApp, é só adicionar o contato da Iara (91) 98115-9181”, enfatizou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado.
Além do crime de violência doméstica, outros tipos de crimes também podem ser denunciados como tráfico de entorpecentes, abuso sexual, maus-tratos de animais, informações sobre foragidos da Justiça, abandono de incapaz, lesão corporal e perturbação do sossego, por exemplo.
Vale ressaltar que o Disque Denúncia é para o recebimento de crimes que já ocorreram ou que podem ser evitados. Para um atendimento emergencial, que necessita da atuação imediata dos órgãos de segurança é necessário acionar o Núcleo Integrado de Operações (Niop) no número 190.
REGISTROS
Desde o dia do lançamento das novas plataformas, mais de Xl denúncias foram registradas no sistema do Disque Denúncia, incluindo as plataformas de whatsapp, chatbot, formulário e por meio de chamada por voz no 181.
FOTO 01: DIVULGAÇÃO SEGUP
LEGENDA: Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, reforça as ações e incentiva as denúncias via IARA ou pelo 181

 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews