USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS POR CONDUTORES É FAKE NEWS

É fake news a notícia que circulou nas redes sociais na manhã desta quinta-feira, 30, dando conta de que, a partir de amanhã, 1º de maio, motoristas e motociclistas que fossem flagrados sem máscara conduzindo veículos seriam multados em R$ 128,00 e teriam três pontos registrados na Carteira Nacional de Habilitação. A notícia falsa, postada com a lgomarca de conhecidos sites de notícias, levou outros a repercuti-la indevidamente.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que tratou imediatamente de desmentir a notícia, essa possibilidade não existe no Brasil, seja onde for. Ou seja, mesmo em cidades onde foi estabelecida a obrigatoriedade de máscaras pela população nas ruas para frear a propagação do coronavírus – caso do Rio de Janeiro e de Salvador, por exemplo, onde a mensagem também circulou –, isso não se aplica.

“Não existe previsão legal para multa e perda de pontos na carteira de motorista no Código de Trânsito Brasileiro para esta situação, nem a partir de nenhuma regulamentação do Denatran ou deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito, que regulamenta o Código de Trânsito Brasileiro)”, informou em Nota Oficial do Denatran, vinculado ao Ministério da Infraestrutura.

  

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews