Ações de humanização levam esperança aos pacientes do Hospital Regional de Marabá

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde em Marabá (PA), vem realizando ações de humanização voltada aos pacientes, acompanhantes e colaboradores. O objetivo é levar fé, solidariedade e esperança em tempos de pandemia.

Entre as ações em andamento, promovidas pelo setor de humanização da unidade, se destacam o projeto “Pílulas de Otimismo”. A atividade é realizada semanalmente e distribui aos pacientes internados e seus acompanhantes, cartões higienizados com mensagens de carinho, conforto, amor e esperança de que dias melhores virão. A entrega segue as recomendações de higienização da Organização Mundial de Saúde (OMS). As mensagens também são disseminadas na rádio interna do hospital, por meio da “Hora da Esperança”, alcançando assim todas pessoas que circulam pela instituição.

Outra atividade realizada semanalmente no hospital é o “Minuto da Oração”, que reúne pequenos grupos de colaboradores em oração, pedindo proteção e saúde, para todos que nesse momento de angústia e medo, possam encontrar através da fé um motivo para seguir em frente. Os colaboradores também seguem a distância recomendada por órgãos de saúde.

Já o projeto “Ramalhete Espiritual”, realizado por voluntários religiosos da unidade, estão montando altares em suas casas devido ao isolamento social, e direcionando suas orações e energias positivas para os profissionais da saúde do HRSP e pacientes internados.

De acordo com a analista de humanização do Regional de Marabá, Nayra Soares, as atividades desenvolvidas vem gerando uma melhoria no ambiente hospitalar, contribuindo assim para um acolhimento humanizado não só dos pacientes, mais também de todos os colaboradores.

“Nesse momento tão complicado que vivemos de pandemia, a humanização tem um papel fundamental de acolher de forma adequada todas as pessoas que procuram os nossos serviços de saúde. As ações em andamento trazem um pouco de conforto e esperança para os nossos corações”, explicou.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso, unidade do Governo do Pará, é referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses. A unidade possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito em diversas especialidades, além de um Centro de Hemodiálise com 22 máquinas.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews