Coordenador de Medicina Veterinária da Pitágoras Marabá orienta sobre cuidados com pets durante o período de isolamento

Marabá, junho de 2020 – Com a pandemia do Covid-19 e a necessidade do isolamento social, os animais de estimação ganharam companhia por mais tempo. Como muitos profissionais estão trabalhando de forma remota, os pets têm ganhado mais atenção e espaço em fotos e vídeos nas redes sociais. No entanto, alguns cuidados são necessários com os animais de estimação, mesmo durante a quarentena.

 

De acordo com o Jorge Luis Cavalcante, médico veterinário e coordenador do curso na Pitágoras Marabá, evitar o contato é uma das recomendações de precaução para os humanos, porém pegar o animal de estimação no colo está liberado se ele estiver higienizado. “Os cães e gatos podem abrigar o vírus no pelo, embora não haja ainda confirmação sobre transmitirem a doença. O ideal é adotarmos medidas preventivas, por exemplo, se uma pessoa que apresente os sintomas do coronavírus brinca com o pet, a recomendação é que uma outra pessoa que vá tocar nele utilize luvas e máscara. Não há problema em manter contato com o animal, que será ótimo companheiro na quarenta, desde que não esqueça de higieniza-lo, além de tomar todas as medidas de higienização própria”, explica.

 

Outra dúvida frequente está relacionada ao passeio com os animais. O especialista ressalta que o ideal é permanecer em casa. “Para os animais de pequeno porte, o bom é mantê-los em casa, para não correr nenhum risco, inclusive para o dono. No entanto, para os pets maiores, que não têm espaço para caminhar, o dono pode aproveitar a área externa da casa ou às áreas comuns do prédio, evitando contato com outras pessoas e seguindo as recomendações da saúde. No último caso, assim que chegar em casa, precisa dar um banho no animal, que também ficará mais saudável higienizado” – completa Jorge Luis.

 

“Também devemos ficar atento à alimentação dos pets. Com os donos em casa, colocar ração mais vezes ao dia ou dar um pouquinho da comida do almoço para o animal pode ser comum, mas não é o recomendado. A alimentação deve continuar da forma como sempre foi feita, com ração, para manter o pet saudável”, explica o coordenador.

 

 

 

Faculdade Pitágoras

 

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente em diversos Estados, a Faculdade Pitágoras presta serviços gratuitos à população, por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: www.faculdadepitagoras.com.br.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews