A ação da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de levar a testagem para a comunidade tem dado muitos bons resultados. A avaliação é do secretário de Saúde, Valmir Moura, que assumiu a pasta no último dia 1º, em meio à pandemia de covid-19 que, até ontem, já havia ceifado 113 vidas no município.
Segundo ele, das 500 senhas distribuídas diariamente, desde a última sexta-feira, 5, pelo menos 490 pessoas são submetidas ao teste rápido. “Isso está sendo muito bom porque estamos levando a testagem à população e não aguardando que a população vá ao hospital”, afirma Valmir.
Então, de acordo com o secretário, o fato de a secretaria ir ao encontro das pessoas diminuiu bastante o fluxo no Hospital Municipal, dando mais tranquilidade aos profissionais que ali continuam atendendo e fazendo as testagens.
Hoje a testagem acontece no Bairro Laranjeiras e amanhã, sexta-feira, 12, ocorre no Bairro Jardim União e, então será feita uma avaliação dos resultados obtidos com esta primeira semana do mutirão de testagem, em que a pessoa cujo resultado do teste é positivo recebe o atendimento médico no local e, se for o caso, já sai com o kit de medicamentos e orientações.
Valmir Moura destaca que as pessoas cujo resultado é negativo saem comemorando o fato de não estarem contaminadas, mas adverte: “Podemos comemorar sim, mas devemos continuar a tomar todos os cuidados. Porque, se a pessoa não se cuidar, a qualquer momento a situação pode se complicar”.
“Então, precisamos usar a máscara, precisamos higienizar as mãos, precisamos manter os distanciamento, precisamos evitar aglomeração”, ressalta o secretário de Saúde, reforçando que cada um ter de ter responsabilidade consigo mesmo: “A prefeitura, por meio da SMS, está fazendo o seu trabalho, mas a população precisa fazer sua parte e se cuidar muito bem”. (Fotos: Ascom PMM)