INSS adia retomada do atendimento presencial e gera reclamações de usuários no Pará

Reabertura gradual das agências foi adiada para o dia 3 de agosto, devido a pandemia do novo coronavírus.

O INSS adiou para o dia 3 de agosto a volta do atendimento presencial em Belém. O serviço deveria ter retornado nesta segunda-feira (13). Quem precisa de atendimento reclama da falta de informação. Os atendimentos presencias no INSS estão suspensos desde março por causa da pandemia.

O vendedor Francisco Lopes viajou 12 horas de navio para receber o Benefício de Prestação Continuada na unidade do INSS da capital, mas não conseguiu atendimento.

“Acho isso um absurdo. Eles deviam avisar pra quem vem receber o benefício. Eu não tenho onde ficar aqui em Belém. Agora vou ficar sentado no banco da praça pra esperar dar seis horas e voltar pra Breves”, disse Francisco.

Eulália Pinheiro, autônoma, também não sabia da mudança de data de retomada presencial do INSS. Ela buscou o INSS na segunda-feira para dar entrada no processo de pedido de aposentadoria, mas o processo tem sido difícil.

“Quando eu liguei pro 135, a moça disse pra eu procurar a agência da avenida Nazaré. Fico sem saber como vou resolver esse problema”, relatou a autônoma.

O advogado especialista em previdência, Humberto Costa, afirma que a suspensão das atividades vai causar prejuízos. “Nesse intervalo, muita gente vai ficar prejudicada porque já estava na expectativa de realizar os atendimentos presenciais, como a perícia médica, avaliação social e reabilitação social”, disse.

Ele orienta a deixar organizada a documentação e buscar um especialista na área para fazer uma consultoria e verificar se falta algum documento ou se essa pessoa tem direito ou não ao benefício.

O INSS informou que a reabertura gradual das agências foi adiada para o dia 3 de agosto, devido à pandemia do novo coronavírus.

O atendimento por meio de canais remotos, segue até o dia 31 de julho. Os agendamentos podem ser feitos pelos canais: “Meu INSS” e pela central.

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