Marabá:Diocese decide não fazer procissão no Círio 2020

Por conta da pandemia do novo coronavírus, Diocese de Marabá decidiu não fazer o Círio deste ano de forma presencial com os fiéis acompanhando a berlinda. O Círio de Marabá será feito de forma virtual por TV, rádio e internet

Em reunião realizada com a diretoria do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Diocese de Marabá decidiu que o Círio 2020 não terá procissão com devotos nas ruas da cidade. O Círio vai acontecer normalmente no terceiro domingo de outubro com o carro levando a berlinda mas sem a multidão, apenas com transmissão via TV, rádio e internet pelas redes sociais. A decisão foi tomada por conta do risco que ainda existe de contaminação do novo coronavírus em Marabá.
Este ano, a festividade do Círio ainda tem ainda um teor mais especial. É a 40ª edição do Círio de Marabá, que acontece desde o ano de 1980. O tema deste ano é “Maria, ajudai-nos a defender a vida”.

O bispo Dom Vital Corbellini, explica a mudança da procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. “Este ano nós faremos sim o Círio, são 40 anos e louvemos a Deus por 40 anos do Círio mas não o faremos de uma forma presencial”, declarou Dom Vital. “Faremos virtual, o Círio vai ocorrer mas nós queremos também preservar a vida, estamos aqui para defender a vida”, disse.
A transmissão de todo o percurso da procissão, um pouco mais de 7 quilômetros que sai da Catedral de Perpétuo Socorro na Marabá Pioneira e vai até o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré na Folha 16 será feita pela internet, com transmissão via YouTube, Facebook e pelas rádios FM 91, Clube de Marabá e pela TV por meio da RBATV canal 2. “Os fiéis em casa acompanhando pelos meios de comunicação vão percebendo que a imagem estará passando, abençoando as famílias, suas comunidades e depois faremos o encerramento com a missa dentro do Santuário com o número reduzido de pessoas”, explicou bispo Dom Vital Corbellini.

O grupo RBA Marabá firmou parceria com a Diocese local e vai apoiar a transmissão do Círio On Line. A Comunicação da diretoria do Círio em Marabá divulgou uma nota sobre o assunto.
De acordo com o Padre Peterson Maria, pároco da paróquia de Nazaré, o Círio on Line contará com o apoio na divulgação, entrevistas, transmissão, promoção nos principais eventos deste pela a RBA, que disponibilizou seus quatro veículos de comunicação que já é de grande sucesso em Marabá.

Ainda segundo o Padre Peterson Maria, A RBA tem agora a exclusividade nas matérias, e em todas as pautas do Círio, isto consiste que ela será o primeiro veículo de comunicação a receber as notícias, e a partir dela, tingir a capilaridade necessária para comunicar para todos os marabaenses a necessidade do Círio on line. Bem como o novo modo pelo qual os promesseiros poderão pagar a suas promessas neste ano.

“Os fiéis em casa acompanhando pelos meios de comunicação vão percebendo que a imagem estará passando, abençoando as famílias, suas comunidades e depois faremos o encerramento com a missa dentro do Santuário com o número reduzido de pessoas” – Bispo de Marabá, Dom Vital Corbellini

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews