Professor encontrado morto no PA era referência em nanotecnologia e energia renovável na Amazônia

Os corpos de Nielson Ribeiro e da esposa, Chen Mei Yin, foram encontrados na tarde desta quinta-feira (27) em um carro às margens da PA-263, no sudeste do Pará. Comunidade acadêmica lamentou a morte do pesquisador.

O professor Nielson Ribeiro, encontrado morto junto com a esposa, na tarde desta quinta-feira (27) em um carro às margens da PA-263, no sudeste do Pará, era uma das referências nos estudos de química sustentável e nanotecnologia na região Norte. De acordo com o currículo do professor na plataforma Lattes, Nielson coordenava projetos de pesquisa que envolviam o estudo de nanoprodutos no desenvolvimento de energias renováveis na região. Em mensagens nas redes sociais, a comunidade acadêmica lamentou a morte do pesquisador.

Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 2015, Nielson Ribeiro era pós-doutor em operações industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em processos industriais pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE). Atualmente, ele era diretor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da universidade.

Entre as disciplinas que ministrava no curso de graduação estavam pelo menos duas ligadas à nanotecnologia – área de pesquisa que estuda a manipulação de materiais em pequena escala.

A área de pesquisa de Nielson envolvia o uso da nanotecnologia para a produção de energia. Na tese de Doutorado, o pesquisador falou sobre o uso de catalisadores nanosuportados de ouro para produção de hidrogênio. Dentro do campo das nanotecnologias, o processo é usado para o refino de petróleo.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews