Governador do PA anuncia criação de policlínica no Hangar e mudanças em hospitais de Marabá e Santarém

Helder Barbalho afirmou que “não é preciso ‘alarde’ sobre o aumento de casos da Covid em Belém”.

O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou nesta quinta-feira (29) que vai montar uma estrutura de policlínica itinerante próximo ao Hospital de Campanha do Hangar, em Belém. De acordo com Helder, a medida foi tomada com base no aumento dos casos de Covid-19 na região metropolitana. A unidade passa a funcionar a partir de sábado (31), às 10h.

“Serão estruturas móveis, com todas as condições de atendimento médico, clínico e de avaliação, para atender a população. É uma medida precoce, preventiva, para não ter risco de que qualquer cidadão fique desassistido”, disse Barbalho.

O pronunciamento foi feito após uma reunião com membros do comitê de enfrentamento a Covid-19 no Pará, elaborado pelo Governo do Estado. Fazem parte da discussão, técnicos da Secretaria de Saúde (Sespa), da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) e pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Segundo o governador, a unidade do Hangar funcionará como uma triagem de pacientes. Ele explica que quem chegar no local terá uma consulta médica e realizará exames, se necessário. A partir dos resultados, um médico dará o diagnóstico e indicará o tratamento adequado.

Estamos vivendo um momento em que diversos vírus circulam pela região amazônica. Claro, que pelo trauma da Covid, toda e qualquer gripe gera a expectativa de que a pessoa esteja infectada pelo novo coronavírus. Esta triagem permitirá que as pessoas possam identificar se têm Covid ou outro vírus. Em ambos os casos, as doenças serão tratadas como devem ser”, explica Helder.

Mudanças estruturais em Marabá e Santarém

Também como medida preventiva, Helder também anunciou mudanças estruturais no enfrentamento à pandemia em Marabá, Santarém e demais municípios do interior do estado. Segundo ele, os perfis de alguns hospitais regionais serão mudados. Além disso, o contrato do hospital de campanha de Marabá será renovado.

“Aditivamos o contrato do Hospital de Campanha de Marabá, estamos consolidando materiais em Santarém para a mudança de perfil de algumas alas do Hospital Regional. Além disso, faremos mudanças no suporte

Aditivamos o contrato do Hospital de Campanha de Marabá, estamos consolidando materiais em Santarém para a mudança de perfil de algumas alas do Hospital Regional. Além disso, faremos mudanças no suporte do Hospital Regional de Itaituba, garantindo o atendimento hospitalar”, afirma.

urante o pronunciamento, Barbalho tentou acalmar a população quanto ao aumento de casos de Covid-19 em Belém.

“Isso não é motivo de alarde ou pânico. É apenas uma medida preventiva do Governo do Estado. Quero acalmar a todos, o sistema publico do estado está sob controle. O Hospital de Campanha de Belém está com 91 pacientes, com ocupação estável. Caso seja necessário, também estamos preparados para ampliar leitos de UTI”, afirma.

Como medida preventiva ao aumento de casos, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, determinou a suspensão das aulas presenciais na capital.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews