De acordo com Helder Barbalho, a decisão foi tomada para “evitar que as escolas sejam ambiente de transmissão viral”. Os alunos devem continuar recebendo aulas remotas.
O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou nesta terça-feira (27) que o retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino só deve ocorrer em 2021. De acordo com o governador, a decisão foi tomada para “evitar que as escolas sejam ambiente de transmissão viral”. Os alunos devem continuar recebendo aulas remotas até uma nova decisão da Secretaria de Educação do Pará (Seduc).
“Retornaremos em 2021. Se Deus quiser, em um novo tempo, já com a vacina e com as condições que possam proteger os nossos alunos e todos os profissionais da educação. A vida sempre deve estar em primeiro lugar”, afirmou Barbalho.
De acordo com o governador, a decisão foi tomada pela Seduc com base em dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde do estado (Sespa). Apesar do adiamento, o governo não fixou uma data para o retorno das atividades presencias e nem explicou como deve ficar o ano letivo dos estudantes.
Ainda segundo Helder Barbalho, serão mantidas as recargas no vale alimentação, assim como a distribuição de chips de celular com pacote de dados, distribuídos para alunos do Ensino Médio acessarem aulas remotas.
“Devemos lembrar o vírus continua e por isso a responsabilidade, a sensatez e o equilíbrio deve pautar as ações do Governo. Acima de tudo vamos pensar na saúde e na proteção”, justifica o governador.