Trabalhadores da construção civil garantem desenvolvimento e qualidade de vida para a população paraense

“Gosto muito do meu trabalho. Mesmo com o tempo que tenho de experiência, ainda estou aprendendo. Agora mesmo, eu tenho que trabalhar para construir um curral, nunca fiz isso antes, mas vou aprender”, conta Airton Santos, que é mestre de obras e trabalha há 35 anos na construção civil. Por meio desse ofício, ele e tantos outros trabalhadores e trabalhadoras são responsáveis pelo progresso do país. Por isso, o Dia do Trabalhador da Construção Civil é celebrado anualmente em 26 de outubro em todo território nacional para homenagear os profissionais desse importante ramo para o desenvolvimento econômico e social.

Airton está trabalhando há dois meses em uma empresa da capital paraense e conseguiu a vaga pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Pará, gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). “É um órgão que ajuda muito para quem quer trabalhar com construção civil, porque organiza e indica as vagas que estão abertas, aí conhecemos muita gente” diz ele.

O profissional ressalta que a construção civil é muito mais do que o trabalho com material de obras. “Antes pensavam muito que a construção civil era só homem de 30, 40 ou 50 anos trabalhando com tijolo, vergalhão, cimento. Mas tem mulher e gente jovem que ficam nas obras também, fazendo várias funções, de servente a engenheiro. E assim vamos ensinando e aprendendo. O importante é ser pontual e saber trabalhar em equipe”.

Segurança e Cuidado

Juliana Alencar é técnica de Segurança do Trabalho e faz parte da equipe que atua no projeto que revitalizou a rodovia do Tapanã, obra executada pelo Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). Para ela, trabalhar na construção civil significa atenção, dever e cuidado. “Como técnica de segurança do trabalho, precisamos cumprir as normas da empresa e da Legislação. Nós também repassamos um pouco de conhecimento sobre os riscos e atenção que precisamos ter durante a realização de uma obra. Em primeiro lugar vem a segurança, para depois vir a produção e a qualidade”, explica.

 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews