Fiat Strada, sucesso de vendas

Liderar um segmento não é tarefa simples, principalmente para um mercado cada vez mais exigente, como o brasileiro. Mas, se há um carro que já se acostumou à liderança é a picape Fiat Strada, que está no pódio no segmento de veículos comerciais leves desde 2000, apenas dois anos após seu lançamento!

Com vinte velas recém-apagadas, a Strada tem um apetitoso bolo de quase 1,4 milhão de unidades comercializadas no Brasil. Seu recorde em um único ano (2014) é de 153.139 unidades (cerca de 70.000 a mais que o segundo colocado). Para se ter uma ideia, sua liderança é tão lucrativa que detém mais da metade das vendas do segmento (53% em 2018); isto é: vende mais do que todos os concorrentes juntos.

Para entender o sucesso da Strada, primeiro é preciso entender a trajetória da marca Fiat no Brasil, reconhecida por seu histórico contínuo de inovações , por antecipar tendências e aprimorar produtos, sempre com foco nas necessidades dos clientes. No segmento de picapes, a novidade ficou ainda mais evidente. A Strada trouxe inovações como a cabine estendida (1999), a versão Adventure (2002), a fechadura do diferencial eletrônico Locker (2008) e a terceira porta na cabine dupla (2013).

Saiba mais sobre este incrível  carro líder do segmento de picapes à venda neste post! Saiba mais a seguir!

Motivos para o Fiat Strada ser sucesso de vendas

Uma parte importante da liderança da Strada é o fato de que ele é uma solução que combina robustez e versatilidade em uma picape compacta, boa para viagens de carga e em família. Isso conquistou os corações dos consumidores com estilo e confiabilidade, sendo econômico e descontraído.

Desde então, cada versão lançada tem sido um sucesso, não só no Brasil, onde é produzida, mas também na Argentina, Paraguai e Uruguai, para onde é exportada. Tudo começou em 1996 em Torino, na Itália, onde uma equipe ítalo-brasileira começou a desenvolver o carro. Assim como o Weekend e o Siena, era uma derivação do Palio, o primeiro carro global da marca. A estratégia era transformar um compacto picape em veículo sinônimo de robustez, agilidade e praticidade, adjetivos que fariam da Strada um sucesso de vendas e que segue até hoje.

Entre as novidades lançadas com o modelo, a que mais chamou a atenção foi a cabine estendida, conceito inédito para o segmento. O modelo foi totalmente desenvolvido na América Latina, com a colaboração de colegas italianos. Foi um grande marco, e a Fiat conquistou com a Strada, a liderança no mercado brasileiro de picapes. E o grande momento ainda estava por vir: foi quando a Fiat lançou a Strada de 3 portas: foi a primeira picape do mercado a ser um veículo campeão de vendas, superando muitos automóveis de passeio da marca.

Versatilidade e eficiência são adjetivos do Strada

O Strada tem enorme versatilidade tanto para pessoas quanto para cargas, no que diz respeito às necessidades do cliente sul-americano. É um carro muito apreciado por isso e por sua robustez, que é bastante reconhecida. Esse é um dos motivos do enorme sucesso da Strada. Tudo sobre ela foi pensado. A Fiat já fazia sucesso com as pickups compactas derivadas do 147 e do Uno, porém, a Strada nasceu do zero, já planejada com o design do Fiat Palio . É por isso que é tão superior aos seus concorrentes.

As versões Adventure e a cabine estendida são um sucesso gigantesco, sem falar nas 3 portas. E a versão Locker abriu ainda mais uma gama de versatilidade para picapes, permitindo que o diferencial de travamento seja utilizado em situações de má aderência, como lama e subidas íngremes.

A Fiat sempre entendeu bem esse mercado e sempre ousou nas inovações para estar à frente das necessidades dos clientes, permitindo que o diferencial de travamento seja utilizado em situações de pouca aderência, como lama e subidas íngremes.

Reconhecimento do consumidor brasileiro

Claro que o reconhecimento da majestade da Strada não vem apenas dos grandes números do mercado brasileiro. A picape também recebeu diversos prêmios, como “Melhor Picape Pequena” pelos internautas (“Melhores Carros” pelos Melhores Carros), “Melhor Carro” do ponto de vista do reparo, na pesquisa CINAU (Centro de Inteligência Automotiva), modelo com maior índice de satisfação do proprietário, medido pela pesquisa “Os Eleitos”, da revista Quatro Rodas, e troféu “maior valor de revenda” na categoria “caminhão pequeno”, segundo pesquisa anual da agência AutoInforme e Molicar.

Ao longo dos anos, a Strada mostrou toda sua versatilidade e robustez, consagradas pelo consumidor brasileiro. Tanto que é sinônimo de inovação e do pioneirismo que está no DNA da Fiat.

Versões do Fiat Strada disponíveis para 2021

Apesar de seu tamanho diminuto, a Strada segue um layout familiar para o modelo 2021 anunciado pela montadora Fiat: cabine dupla, quatro portas, cinco assentos – uma novidade para a Strada, que anteriormente vinha em uma configuração de porta 2 + 1.

Ao contrário das cabines duplas brasileiras, no entanto, o Strada evita um chassi de estrutura de escada para uma plataforma monocoque de tração dianteira. Seja como for, a Strada de cabine dupla ainda está classificada com uma carga útil de 650 kg e tem uma cuba que mede 1.173 mm de comprimento e 1.079 mm de largura com até 208 mm de distância ao solo.

Uma variante de cabine única mais pronta para o trabalho também está disponível com uma carga útil ligeiramente mais substancial de 720 kg. Os compradores terão a opção de dois motores, um FIRE de 1,4 litros naturalmente aspirado (que é o motor robotizado totalmente integrado e nada a ver com sua inflamabilidade) de quatro cilindros classificado em 65kW e 123Nm ou um FireFly de quatro cilindros mais recente de 1,3 litros produzindo 80 kW e 139 Nm, ambos com recursos de combustível flex para funcionar com gasolina ou etanol.

A linha Strada tem as seguintes versões:

  • Working 1.4 Single Cabin,
  • Hard Working 1.4 Single Cabin,
  • Hard Working 1.4 Extended Cabin,
  • Hard Working 1.4 Double Cabin,
  • Freedom 1.4 Single Cabin, e
  • Freedom 1.4 Double Cabin.

Gostou destas informações sobre o Fiat Strada? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews