Maraba:Justiça Eleitoral orienta eleitores para o dia da votação

Uma das mudanças para o próximo domingo (15), é que os portões dos colégios eleitorais serão abertos uma hora mais cedo, ou seja, de 7h às 17h, com atendimento preferencial de 7h às 10h, para idosos.
“É uma eleição bem atípica esse ano, inclusive da data da eleição que era no mês de outubro e agora é no mês de novembro. As mudanças são devido a pandemia. Agora a votação em si começa às 7h da manhã”, ratificou a chefe da 23ª Zona Eleitoral, Francinete Castelo Branco.
Ela explica que a mudança de horário é para evitar a aglomeração e ter um cuidado maior com as pessoas que são do grupo de risco. “A partir das 7h até às 10h, a preferência é para idosos, gestantes, pessoas com algum problema de saúde, que se incluem no grupo de risco da Covid”, disse.
Mas, segundo Francinete Castelo Branco, isso não impede que os eleitores que não se incluem nesse grupo também possam ir nesse horário. Mas, se chegar um idoso ou pessoa do grupo de risco estes terão preferência na fila.
MÁSCARA
Outra orientação importantíssima é o uso de máscara, que é obrigatório, conforme estabelece o Plano de Segurança Sanitária para Eleições Municipais 2020. Não será permitido, o eleitor entrar no local de votação sem o uso do item. “Se ele se recusar a usar máscara a orientação é chamar a polícia”, pondera Francinete Castelo Branco.
Também é orientação da Justiça Eleitoral que o eleitor leve a sua caneta para assinar o caderno de votação e respeite a marca de distanciamento na fila. “Nós vamos ter caneta lá, mas vai ser compartilhada. Então, para evitar contaminação é melhor cada um levar a sua”, explica a chefe da 23ª Zona Eleitoral.
Caso o eleitor tenha sido diagnosticado com Covid-19 nos últimos 14 dias que antecedem a votação ou esteja com sintomas da doença, a orientação é que ele permaneça em casa e justifique posteriormente a ausência. A justificativa pode ser feita até 60 dias após as eleições por meio do site do TSE ou pelo aplicativo e-Título.
Para quem estiver fora de domicílio eleitoral e não conseguir votar, a justificativa também poderá ser feita pelo App, sem necessidade de se deslocar a um local de votação. O aplicativo fará a comprovação da localização do eleitor por meio do georreferenciamento.
NÚMERO
Em Marabá são 549 seções eleitorais, sendo 314 na 23ª Zona Eleitoral e 235 na 100ª. Estão aptos para votar no município 179.714 eleitores.
Quem tiver dúvidas, inclusive do local de votação, pode entrar em contato com os números 3322-3631; 3322-4732; 3321-4359 ou através do aplicativo e-Título.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews