Marabá (PA): Rio Tocantins chega a 9,40 metros e já desabriga mais de 30 famílias

Depois de uma noite de muita chuva em Marabá, o Rio Tocantins atingiu nesta sexta (26) 9,40 metros acima do nível normal.

 

Desde o último dia 19, muitas famílias, que tiveram suas casas tomadas pela água, começaram a procurar o abrigo disponível.

Segundo as últimas informações da Defesa Civil, 34 famílias já deixaram suas residências e estão no abrigo do Ginásio da Obra Kolping do Brasil, que fica localizado no bairro Belo Horizonte.

Apesar de ter invadido muitas casas, a água ainda não atingiu os 10 metros, quando os abrigos são construídos e aproximadamente 300 famílias são atingidas pela água.
O pescador Iudekson Rocha da Silva mora na Vila Canaã, às margens do rio Itacaiúnas e afirma que já tem muitas famílias no meio da rua e não tem para onde ir. O morador reclama também que a Defesa Civil só vai ajudá-los quando o rio atingir a cota de 10 metros.
Há 22 anos morando no Bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira, Manoel Filho afirma que a água ainda não chegou na casa dele, mas como o rio está subindo muito nas últimas horas, ele já retirou os móveis e eletrodomésticos do local.
Mais de 20 famílias já se encontram em um galpão da Obra Kolping, na Avenida Manaus, no Bairro Belo Horizonte, que está servindo como abrigo. Outros locais estão sendo providenciados pela Prefeitura do município.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Marabá, Jairo Milhomem, o órgão está com os locais para atender essas famílias, mas os abrigos ainda não estão prontos, apenas o da Obra Kolping está em atividade.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews