EMPATIA NA PANDEMIA: DIMINUA O VOLUME DO SEU SOM!

Estamos passando por um momento atípico causado pela pandemia da covid-19, momentos difíceis, de resiliência, onde muitos de nós precisamos entender e nos colocar no lugar do outro, um período para refletir sobre mais empatia, pois além do sofrimento causado diretamente pela covid-19, muitas pessoas estão enfrentando a doença com mais dificuldades devido ao barulho causado por sons em residências e estabelecimentos de vários segmentos.

O Disque Denúncia Sudeste do Pará recebe diariamente denúncias sobre perturbação da ordem pública, sendo um dos crimes mais denunciados na central. Entre 14 de setembro de 2020 e 13 de fevereiro de 2021 a central recebeu 1871 denúncias sobre perturbação da ordem pública, e isso vem incomodando bastante a população, pois além de ser crime, ainda se caracteriza como falta de empatia e de respeito pelas pessoas que estão enfrentando o luto e aquelas que estão com covid-19, isoladas em casa.

O barulho ocorre em residências (70,4%), estabelecimentos comercias (18,6%), logradouros públicos (9,9%), estabelecimentos religiosos (0,6%) e estabelecimentos de eventos e lazer (0,5%). As fontes emissoras mais utilizadas são caixa de som (80%), som automotivo (18%), ruído industrial (1,2%), ruído automotivo (0,2%) e instrumentos sonoros (0,3%).

Os locais de maior incidência da perturbação da ordem pública são bares (34,1%), vias públicas (25,6%), casas de eventos (5,8%), oficinas de automotores (4,5%), lojas (3,5%), praças (3,2%), lava jato (3%), orla (2,4%), clubes de esportes (2,4), distribuidoras de bebidas (1,7%), pizzarias (1,7%), comércios (1,7%), serralherias (1,5%), conveniências (1,3%) e feiras com (0,75) das denúncias recebidas.

Através de campanhas o Disque Denúncia busca dar voz a população que está sofrendo em casa, acometida pela covid-19 e necessitando da compreensão e do respeito em relação à perturbação do sossego. Ressaltando que a população pode se divertir de forma consciente, utilizando o som de forma ambiente, sem incomodar e prejudicar a saúde psicológica das outras pessoas.

Para realizar as denúncias anônimas a população pode entrar em contato com a central de atendimento através do telefone fixo e WhatsApp (94) 3312-3350, ou pelo aplicativo do Disque Denúncia Sudeste do Pará disponível para IOS e Android.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews