Governo do Pará anuncia ‘lockdown’ na Região Metropolitana de Belém

Medida começa a valer a partir de 21h da segunda-feira (15). Inicialmente, o “lockdown” fica em vigor por sete dias

O governador Helder Barbalho anunciou neste sábado (13) o decreto de “lockdown” (bloqueio total) para aumentar índices de isolamento social na Região Metropolitana de Belém. Segundo Barbalho, a medida começa a valer a partir de 21h da segunda-feira (15). Inicialmente, o “lockdown” fica em vigor por sete dias.

“Se não tomarmos medidas mais duras, corremos sim o risco de colapsar o sistema de saúde e não há algo mais entristecedor do que ver um irmão ou uma irmã paraense querendo um leito, querendo a oportunidade de lutar pela vida e não conseguir”, disse Helder Barbalho

Atualmente, segundo Barbalho, há 668 leitos do sistema estadual disponíveis nos cinco municípios que abrangem a RMB: Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides. Neste sábado (13), 65% dos leitos clínicos estão ocupado, e 83% das vagas de UTI.

“Mesmo aumentando o número de leitos, não está sendo suficiente para conter o avanço do vírus”, alerta o governador, que anunciou ainda que cirurgias eletivas estão suspensas da Grande Belém até o final do mês de março, para garantir mais disponibilidade de leitos para pacientes com Covid-19.

Lockdown

 

Com a mudança do bandeiramento para preto, nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides só irão funcionar atividades essenciais, como supermercados, alimentação, bancos, farmácias, casas lotéricas e feiras livres. Somente um membr o da família deve fazer as compras e ser atendido por vez nos serviços essenciais.

O decreto também deve fechar os limites dos municípios, exceto para transportes de abastecimento de produtos e trânsito de profissionais essenciais, segundo o governador.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews