Marabá: Escritor João Brasil Monteiro Morre aos 95 anos

A Prefeitura de Marabá lamenta o falecimento do ex-prefeito do município de Itupiranga e escritor João Brasil Monteiro, aos 95 anos, na madrugada deste sábado (13).
Na vida política, ele foi vereador em Jacundá e em Nova Ipixuna e três vezes prefeito de Itupiranga. Membro da Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense (2008) e da Academia de Letras de Marabá (2014), João Brasil Monteiro deixa um grande legado para a literatura paraense, com 11 publicações escritas, a maioria retratando a história de Marabá e região. Em 2018, João Brasil Monteiro, foi homenageado na abertura do Salão do Livro de Carajás (22ª Feira Pan-Amazônica do Livro) e, em 2019, na 1ª Festa Literária de Marabá (23ª Feira Pan-Amazônica do Livro) lançou o livro “Mair-Abá – Coração de mãe”, que resgata parte da história de Marabá, denotando a marca de escritor memorialista.Em 2020, o escritor foi contemplado, com a Lei Aldir Blanc, através do edital para Mestras e Mestres da Cultura em Marabá, na categoria Mestre da Literatura Marabaense.
O velório está sendo realizado apenas com familiares em razão das medidas de segurança contra a covid-19. O sepultamento será amanhã (14 de março), no cemitério da Marabá Pioneira.
A cultura de Marabá perde um grande ícone, que fica imortalizado por meio de seu legado. A Prefeitura externa seu profundo pesar aos familiares e amigos de João Brasil Monteiro.
Pode ser uma imagem em preto e branco de 1 pessoa
Jéssica Nascimento, Eliete Cruz e outras 129 pessoas
20 comentários
4 compartilhamentos
Curtir

Comentar
Compartilhar
Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews