Pará tem o terceiro maior incremento no varejo no país, em fevereiro, com 5,8%

O Pará foi o terceiro estado no Brasil com maior incremento no consumo em fevereiro, com crescimento de 5,8%, segundo os dados do IGet (Índice Getnet de Vendas do Comércio Varejista Brasileiro). Ficaram à frente dos paraenses somente Pernambuco (23,3%) e Amazonas (6,4%). Já os que tiveram queda foram Acre (-8,9%), Amapá (-3,5%) e Paraíba (-1,8%). O IGet é medido pelas transações das máquinas da Getnet, empresa de tecnologia do grupo Santander, em 150 mil estabelecimentos comerciais do país.

Em fevereiro, grande parte dos estados apresentou crescimento, mas os números precisam ser vistos com certa cautela. “Assim como no total, os estados também apresentam uma base de comparação baixa, não representando de fato recuperação do varejo no período”, argumenta Gustavo Bahia, diretor financeiro da Getnet.

Em fevereiro, o comércio varejista no país apresentou crescimento sobre janeiro tanto no conceito restrito quanto no ampliado, de 4% e 4,5%, respectivamente, descontados valores sazonais. No comparativo anual, os índices foram negativos em 16,2% (restrito) e em 13,5% (ampliado). Em Serviços, o crescimento foi de 3%, mas com queda anual significativa de 34,2%.

Segundo o economista do Santander, Lucas Maynard, “para os dois casos, como houve quedas acentuadas nos últimos meses, conclui-se que o resultado do mês não reflete recuperação, apontando para um cenário de deterioração no primeiro trimestre do ano.  As razões disso são o recrudescimento da pandemia e a materialização do fiscal cliff, isto é, o fim do auxílio emergencial”, explica.

Considerando as categorias do varejo restrito, o indicador aponta crescimento em Vestuário (17,2%), Móveis e Eletrodomésticos (7%), Livros (13,5%) e Materiais para escritório (23,9%). Já as quedas atingiram Supermercados (-4,7%) e Artigos Farmacêuticos (-1,4%). No conceito ampliado, Materiais de Construção e Partes e Peças Automotivas também fecharam o mês com crescimento de 3,4% e 5,3%, respectivamente.

Já no IGet Serviços, Hotelaria e Food Service apontaram alta de 2,7% e Outros, que inclui cultura e lazer, 7,4%. Para Gustavo Bahia, diretor financeiro da Getnet, “desde dezembro de 2020, o varejo sentiu os efeitos da redução do auxílio emergencial e, com a volta das atividades ainda que muito timidamente, o consumo das famílias voltou-se para o setor de serviços. Esperamos que o avanço da vacinação e a consequente retomada da mobilidade, veremos uma recuperação gradual”, conclui.

IGet Serviços

O Departamento Econômico do Santander em parceria com a Getnet lança neste mês o indicador iGet Serviços, que analisa as vendas dos setores de hotelaria, food service, lazer e cultura, como análise da atividade econômica complementar ao iGet Varejo. Ambos têm como base as transações das maquininhas Getnet. O objetivo é oferecer aos clientes e analistas de mercado previsão para entenderem as volatilidades dos segmentos em que atuam.

Metodologia

O iGet – Índice Getnet de Vendas do Comércio Varejista Brasileiro – utiliza informações de transações no mercado de adquirência nacional e tem o intuito de ampliar o conjunto informacional para análise da trajetória da atividade econômica no Brasil. O método é o same store sales (vendas de uma mesma loja) a cada dois meses. A amostra é composta por 150 mil estabelecimentos para o comércio varejista e para o de serviços. São empresas de diferentes tamanhos, segmentos e regiões.

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