PENSE NO PLANETA: SAIBA COMO ECONOMIZAR ÁGUA

O dia 22 de março é considerado o Dia Mundial da Água, surgiu com o objetivo de alertar sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta e apesar do que muitos acreditam, ela não é um recurso infinito. Quanto maior a demanda por fornecimento de água, é necessário fazer alterações no ecossistema, por isso é importante ter o hábito de economizar água e preservar os rios, mares e lagos.

Pequenos hábitos podem ter um grande impacto no consumo de água para a população e para que você possa contribuir no uso consciente dos recursos naturais, como a água, veja algumas dicas para economizar:

Evite banhos longos: uma das atividades que demanda alto consumo de água é o banho, sendo importante limitar o tempo no banho a 15 minutos, no máximo.

Conserte seus vazamentos: um encanamento ou válvula danificada pode causar desperdício de água e danos à estrutura.

Feche torneiras enquanto não são usadas: um hábito a ser incentivado desde cedo para economizar água, é fechar a torneira enquanto não está sendo utilizada em atividades de rotina, como escovar os dentes e lavar a louça.

Lave roupa em maiores quantidades: ao juntar maiores quantidades de roupas para lavar, proporciona menor consumo de água, causando menos impacto ao meio ambiente.

 

Evite fazer faxina com a mangueira: em muitas casas é comum as pessoas usarem mangueira para lavar o quintal ou a calçada, mas isso gera maior consumo de água, sendo necessária a utilização de outros métodos para realizar a limpeza, como a vassoura.

Reutilize e reaproveite a água: existem sistemas de captação que reutilizam água de torneiras e da chuva que geram economia em longo prazo e reduzem o impacto ambiental.

Para realizar as denúncias anônimas sobre desperdício de água, poluição dos rios, a população pode entrar em contato com o Linha Verde, através do telefone fixo e WhatsApp (94) 3312-3350, ou pelo aplicativo do Disque Denúncia Sudeste do Pará disponível para IOS e Android.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews