SINOBRAS apresenta case de sucesso com projeto de inclusão de PcDs em audiência do Ministério Público do Trabalho

A inclusão de pessoas com deficiência vai muito além do cumprimento da legislação. Proporcionar um ambiente adequado e agregador, com respeito às diferenças, iniciativas de apoio e maneiras de combater o preconceito são as principais formas de promover essa inclusão. Ciente do seu papel enquanto empresa que transforma a realidade de toda uma comunidade, a SINOBRAS investe em ações para proporcionar um espaço adequado para o trabalho de pessoas com deficiência e, por este motivo, foi convidada para apresentar seu case de sucesso em uma audiência pública promovida pelo Ministério Público do Trabalho, que aconteceu na última sexta-feira, 19 de março, para a apresentação e lançamento do Projeto + Inclusão.

 

A reunião foi realizada de forma virtual e contou com a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho, da Prefeitura de Marabá, do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência, de empresas privadas e de entidades sociais para pessoas com deficiência. O Projeto + Inclusão prevê a produção de um banco de cadastro de PcDs para o trabalho no sul e sudeste do Pará, colaborando com empregadores na contratação de pessoas com deficiência, fazendo o encaminhamento desses trabalhadores para as vagas ofertadas.

 

Na ocasião, Admilson Rocha, consultor de RH da SINOBRAS, e Sara Linda, coordenadora jurídica da SINOBRAS, apresentaram os dados e as ações que a empresa implantou para receber os profissionais PcDs. Entre as ações, está um Projeto Educacional que ensina Língua Brasileira de Sinais (Libras) para todos as pessoas dos setores que receberam colaboradores surdos, além de um projeto de capacitação, onde as pessoas com deficiência passam por um curso de formação pelo período 11 meses, já com a carteira assinada e todos os benefícios como colaborador, enquanto se qualificam para suas funções.

 

A SINOBRAS conta também com uma estrutura adaptada com piso tátil, rampas de acesso, corrimões, portas, refeitórios e banheiros adaptados, e realiza constantemente a sensibilização de seus colaboradores em parceria com órgãos e instituições de educação. Para a coordenadora jurídica, Sara Linda, essas ações vão além do que a legislação exige. “A empresa vai muito além do cumprimento da lei. Hoje temos um quadro com mais de 60 pessoas com deficiência que de fato foram integradas à empresa, e estamos preparados para contribuir com o crescimento delas no mercado de trabalho. Sabemos que fazer nossa parte é também proporcionar dignidade e orgulho para todos esses colaboradores. Estamos sempre abertos a acolher e respeitar todas as diferenças”, destaca.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews