UNIFESPA MANIFESTA PREOCUPAÇAO COM CORTE NO ORÇAMENTO EM 2021

Em entrevista coletiva, realizada na última quinta-feira, 18, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais (Andifes), da qual a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa é integrante, apresentou informações sobre a possibilidade de novo corte orçamentário, agora de cerca de 18%, previsto na Proposta de Legislação Orçamentária Anual (PLOA), que incide sobre os recursos discricionários das IFEs.

Para a Andifes, “o cenário é preocupante e agravado pela pandemia. Os aportes não são suficientes, inviabilizando o funcionamento das universidades federais para esse ano”.

Na Unifesspa, segundo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan), o orçamento sofreu uma redução nominal de 16,27% do crédito orçamentário de recurso discricionário de custeio para funcionamento da Instituição.

O impacto direto é, portanto, nas ações de pagamento de bolsas e auxílios aos estudantes, por meio do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), e sobre o funcionamento da instituição, no que se refere ao pagamento de despesas básicas como energia elétrica, vigilância, limpeza, material para pesquisa entre outras.

Leia a matéria completa em nosso portal! Link na bio.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews