Golpe do WhatsApp Rosa assume controle de celulares afetados

O link promete o acesso a novos recursos no aplicativo, como a mudança no tema da ferramenta, indo do verde para o rosa.

Os usuários da plataforma de mensagens instantâneas WhatsApp, devem ficar de olho em um novo malware, conhecido também como ‘vírus’ criado para roubar dados e informações pessoais.

A ameaça, chamada de “WhatsApp Pink” ou WhatsApp Rosa, promete o acesso a novos recursos no aplicativo, como a mudança no tema da ferramenta, indo do verde para o rosa.

O golpe se disfarça de termo de atualização do serviço para atingir mais vítimas. Caso a pessoa acesse eventualmente o link que circula por sites, vídeos ou redes sociais, ela poderá sofrer problemas de privacidade como ter o celular invadido e a conta do WhatsApp comprometida suscetível a temida clonagem.

Na tentativa de alertar os usuários sobre a nova ameaça, o WhatsApp emitiu uma nota sobre o problema. De acordo com a empresa, “qualquer pessoa pode receber uma mensagem incomum ou suspeita”, sendo necessário o cuidado redobrado quando o assunto são endereços questionáveis.

Especialistas em cibersegurança também recomendam que os usuários do aplicativo evitem links incertos sob qualquer circunstância.

O profissional em segurança digital Rajshekhar Rajaharia, foi um dos que descobriram o malware e alertou os usuários. “Cuidado com o WhatsApp Pink! Um vírus está sendo espalhado em grupos do Whatsapp com um link para download de um APK”, declarou.

Os arquivos APK (Android Package) são voltados ao sistema Android e podem ser comparados aos registros de instalação do software Windows, por exemplo. Entre os riscos já listados, além de corromper contas de usuários, o link suspeito do WhatsApp Pink pode ainda travar o acesso ao celular das vítimas.

Com informações do R7

 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews